header top bar

section content

VÍDEO: Poetisa de São João do Rio do Peixe vence concurso de poemas com quase mil inscritos a nível nacional

A vencedora que também é colunista do Diário do Sertão, conseguiu a façanha de vencer o certame que foi concorrido por 953 inscritos de todo país

Por Luiz Adriano

06/02/2024 às 11h05 • atualizado em 06/02/2024 às 11h29

A professora Maria Aparecida de Sousa Cardoso, da cidade de São João do Rio do Peixe, no Alto Sertão paraibano, é a campeã do do concurso de poemas TURMALINA 2024. A vencedora que também é colunista do Diário do Sertão, conseguiu a façanha de vencer o certame que foi concorrido por 953 inscritos de todo país.

Maria Aparecida concorreu com o poema “Costurando sentimentos”. Nas entrelinhas, ela foca na profissional da costura, enfatiza sua importância para a sociedade e claro, enaltece que a costureira é uma mulher que tem sentimentos.

O professor e colega de Maria Aparecida, da Escola Estadual Ministro José Américo de Almeida, em São João do Rio do Peixe, Edilson Tomaz, parabenizou a docente sãojoanense e recitou o poema (ver no vídeo que está no topo do texto).

Maria Aparecida Cardoso é natural de Sousa, Paraíba, professora de língua portuguesa da Rede Estadual de Ensino, e reside na cidade de São João do Rio do Peixe.

Maria Aparecida Cardoso – professora, poetisa e escritora – Foto: divulgação

Graduada em Letras, com mestrado, sócia correspondente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, a sertaneja se declara apaixonada pelo cordel desde menina, quando lia folhetos para seus familiares. Tem vários poemas publicados em algumas coletâneas, a exemplo da “Poesia livre – Novos Poetas (Vivara Editora Nacional), Inspirações poéticas (Lura Editora), coletânea Ritos e versos para o fim do mundo. Seu poema “A mesma canção” foi selecionada para constar na antologia “Cordel do Encanto Feminino”, organizada por Porcina Furtado.

Confira abaixo o poema vencedor do concurso:

COSTURANDO SENTIMENTOS – Por Aparecida Cardoso:

A costureira
Costura o tecido
Com linha de cor
Mas antes disso
Costura amor.

Costura a vida
E a amizade
Se precisar
Costura até a saudade.

Sim, a costureira
Tem sentimentos
Antes mesmo
De ter talento.
Vai costurando
De ponto em ponto
A sua vida
Daria um conto.

Veste a cidade
De canto a canto
Não mede esforço
Seu ritmo é santo.

Remata barras
da roupa e do tempo
Transforma laços
Em acalento.

A costureira
Não marca as horas
Vai costurando
Pelo mundo afora.

Em cada ponto
Da costureira
Há uma história
De uma vida inteira.

CLIQUE AQUI  e fique por dentro de tudo sobre o concurso de poemas TURMALINA 2024

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: