header top bar

section content

VÍDEO: Programa da Lu recebe crianças e adolescentes autistas e profissionais discorrem sobre socialização

Os entrevistados ressaltaram a importância de incluir pessoas com autismo nos mais variados espaços, pois não são estes que precisam se adaptar à sociedade, e sim o contrário

Por Luiz Adriano

22/11/2023 às 19h22

O Programa da Lu, apresentado por Lucilene Sousa e veiculado na telinha da TV Diário do Sertão, na edição desta terça-feira (21), recebeu como convidados especiais, profissionais, mães e autistas da Associação de Pais e Amigos do Autista de Cajazeiras e Municípios Circunvizinhos (APAA).

Estiveram presentes: as neuropsicopedagogas, Maria Betânia Freitas e Maria Deuviana Pessôa; a psicopedagoga, Gissânia Pereira; o professor de música, Pedro Braga; e Francelma de Sousa Santana e Gilvanda Almeida Gomes que são mães de autistas.

Ainda compareceram: Eloah, Joana Paula, Ronney Victor, Leônidas, Gabriel e Luiz Miguel, autistas atendidos na APAA e fazem parte do projeto MusicARTerapia aprovado pelo FIA (Fundo da Infância e da adolescência), fiscalizado pelo CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente).

Programa da Lu da TV Diário do Sertão desta terça-feira (21) – foto: TVDS

O PROJETO

O projeto MusicARTerapia tem o objetivo de desenvolver funções executivas do cérebro, como memória e flexibilidade através da arte, a exemplo da música e da pintura de telas. As crianças e adolescentes desenvolvem também potencialidades e particularidades, necessárias para o fortalecimento da autoestima, do cognitivo sócio afetivo e neuropsicomotor da pessoa com TEA.

Durante o programa, aconteceram brilhantes participações, onde os autistas apresentaram músicas como: “Eu te amo tanto” (Iguinho e Lulinha) e “Como é grande o meu amor por você” (Roberto Carlos); e demostraram habilidades como: agilidade, precisão, raciocínio lógico e concentração, ordenando as peças de um cubo por cores em pouco tempo e arte de desenhar e pintar em tela.

Os entrevistados ressaltaram a importância de incluir pessoas com autismo nos mais variados espaços, pois não são estes que precisam se adaptar à sociedade, e sim o contrário.

A Associação de Pais e Amigos do Autista de Cajazeiras e Região Circunvizinha (APAA), fica localizada na rua Felismino Coelho, n° 216, no Centro de Cajazeiras. O telefone para contato é o (83) 99117-6292Clique aqui e acesse o Instagram.

Programa da Lu

O “Programa da Lu” continua a se destacar como um ícone de entretenimento de qualidade e de ótima música. Veiculado nas noites de terça-feira às 19h, o programa mantém sua posição de destaque na programação da TV Diário do Sertão, enriquecendo as noites dos telespectadores com uma experiência inesquecível.

Para saber mais, acesse o Instagram @programa_da_lu.

SHOW DIÁRIO

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: