header top bar

section content

Poeta cajazeirense Lua Lacerda lança seu segundo livro no auditório da Funesc, em João Pessoa

Seu segundo livro de poesia, “Ultramar”, usa as partes de um rio como metáfora e faz um mergulho na história da Paraíba

Por Show Diário

05/11/2023 às 11h53 • atualizado em 05/11/2023 às 11h54

A poeta cajazeirense Lua Lacerda lançou seu segundo livro de poesia, “Ultramar” - foto: divulgação

Na última quarta-feira, 1º de novembro, no auditório 1 da Funesc, a poeta cajazeirense Lua Lacerda lançou seu segundo livro de poesia, “Ultramar”. A obra, que usa as partes de um rio como metáfora, faz um mergulho na história da Paraíba.

A cerimônia de lançamento, que foi organizada pela Funesc e pela EPC, contou com a presença dos ganhadores do Prêmio Literário José Lins do Rego, nas categorias de poesia, romance, conto, crônica e infantojuvenil.

Em seu discurso, Lua Lacerda falou da importância do momento e deu detalhes sobre a Obra. “Estou muito honrada em ganhar um prêmio que recebe o nome do escritor José Lins do Rêgo, que criou na literatura imagens da vida sertaneja, da realidade paraibana. Que nos ajudam a pensar esse território até os dias de hoje. E o meu livro, ultramar, também cria imagens de uma Paraíba. Ele é o resultado de um mergulho nas águas do nosso estado, que significa mergulhar na nossa própria história”.

“Ultramar” é dividido em nascente, curso, leito, margens e foz, partes de um rio que são usadas pela autora enquanto metáfora para a construção da unidade da obra. “Eu encontrei a palavra “ultramar” na minha breve estadia no Porto, em Portugal. É uma palavra que possui uma carga colonial fortíssima, pois remete a Portugal imperial, Portugal ultramarino. Não me esquivo desse sentido, tampouco é uma tentativa de ressignificar. Não. O que acontece é que o corpo do livro é o rio Paraíba, que é difícil atravessar e é de difícil conquista, e diz muito de um território e seu povo que (ao contrário do que se pensava) resistiu bravamente a dominação europeia”, disse Lua.

O livro será distribuído nas bibliotecas estaduais do estado e vendido pela livraria da Editora União. A obra também pode ser adquirida diretamente com a escritora a partir dos contatos abaixo.

Instagram: @lua.lac
WhatsApp: (81) 99983-1340
Email: [email protected]

SOBRE A AUTORA

Lua Lacerda é jornalista, escritora e pesquisadora. Seu primeiro livro de poesia, ‘redemunho’ (2019), foi publicado pela Editora da UFPB. É uma das organizadoras do evento ‘Mulherio das Letras do Sertão paraibano’ e organizadora da antologia ‘Ritos e versos para o fim do mundo’, que reúne os escritos literários de autoria de mulheres sertanejas. Lua também pesquisa na área de gênero e jornalismo.

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: