header top bar

section content

VÍDEO: Professor de literatura explica projeto que discute narrativas do século 21 na cidade de Cajazeiras

Rhaul Leandro é natural de Icó, no Ceará, e revelou que a primeira feira literária de Cajazeiras foi produzida pelo projeto

Por Priscila Tavares

21/10/2023 às 19h05

O Papo Cultural, do programa Diário News dessa semana, recebeu o professor Rhaul Leandro, formado em Letras Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras. Ele falou sobre sua atuação no projeto de extensão Ficções21 e do GAEL (Grupo Avançado em Estudos de Literatura).

“O Ficções 21 é um projeto de extensão, na Universidade Federal de Campina Grande, do campus de Cajazeiras, coordenado pelo professor Nelson, da unidade de Letras, onde a gente trabalha e estuda narrativas do século 21 e a gente divulga essas narrativas no instagram. Então, é uma tentativa de não fazer com que a literatura, a produção acadêmica fique apenas na academia, fique apenas na universidade, é importante que essas narrativas circulem e a gente dê destaque”, disse.

Rhaul é natural de Icó, no Ceará, mas mora em Cajazeiras há seis anos. Ele é egresso na UFCG e contou que o projeto surgiu em meio a pandemia, quando não era possível os encontros presencias, mas continua até hoje com reuniões de forma remota e produções do projeto.

“A gente dá destaque a narrativas que a gente consome, então, tem de tudo lá que você imaginar no nosso instagram. Tem filme, tem série, tem livro, tem novela, tem games, tudo que for narrativa e for do século 21 está lá e a gente está discutindo e debatendo”, pontuou.

Parte da equipe do projeto Ficções 21 (Foto: Arquivo pessoal)

Ele explicou que os processos são feitos a partir do que é estudado no curso de Letras, dentro da instituição.

“A gente pega uma teoria que a gente estuda na universidade e a gente traz para esse produto, que é comum a todos, e a gente discute de forma com que todo mundo consiga entender esses conceitos que a gente só estuda na universidade”, disse.

O professou contou que o projeto agora tem parceria com a Companhia das Letras, maior editora de livros no Brasil. Ele conta ainda, que existe uma outra vertente no projeto voltada à pesquisa e produção de artigos.

O grupo é formado por alunos de diversos municípios e estados, e também por egressos e conta com professores da unidade acadêmica. Rhaul falou também do Gael e revelou que a primeira feira literária de Cajazeiras foi produzida por eles.

“O GAEL é o Grupo Avançado em Estudos de Literatura, coordenado pela professora Lígia Calado, que é uma mulher extraordinária, e a gente se dedica a estudar literatura de uma forma mais profunda. Inclusive, o GAEL foi quem produziu a primeira feira literária da cidade de Cajazeiras”, ressaltou.

Acompanhe o trabalho do projeto Ficções21 na conta oficial do instagram, no @ficcoes21.

Diário News

O Programa Diário News, apresentado por Caliel Conrado, vai ao ar de segunda a sexta, às 17h. Para assistir, basta acessar o site oficial: redediario.tv ou através dos seguintes canais e plataformas:

– Local: Canal 03 – Netline HDTV

– YouTube: youtube.com/tvdiariodosertao

– Facebook: facebook.com/diariodosertao 

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: