header top bar

section content

VÍDEO: Professora fala do projeto ‘Teatrando na Escola’ e ressalta a importância da arte e a educação

Révia Mara é professora no município de Bom Jesus e desenvolve o projeto há seis anos com alunos da rede municipal de ensino

Por Priscila Tavares

07/10/2023 às 15h59

O Papo Cultural dessa semana recebeu a professora Révia Mara para falar do projeto ‘Teatrando na Escola’, que ela desenvolve com alunos da rede municipal de ensina na cidade de Bom Jesus, no Sertão da Paraíba.

“A gente sabe, nós que amamos a cultura, o quanto a cultura está relacionada ao aprendizado, a educação e o teatro na escola, além de uma simples apresentação de peças, ele também é uma ferramenta educacional muito valiosa no desenvolvimento pessoal e social dos estudantes. Para a gente é grandioso trabalhar com teatro, além de proporcionar diversas aprendizagens positivas aos nossos alunos”, disse.

Ela ressalta que o teatro proporciona aos alunos o desenvolvimento do trabalho em equipe, da colaboração, desenvolvimento da expressividade, da criatividade e muito mais.

O projeto surgiu em 2016 e trabalha com alunos das turmas do 8º e 9º ano do ensino fundamental. Segundo Révia, o objetivo é desenvolver um meio de expressão criativa aprimorando as habilidades de comunicação, de autoconfiança ao falar em público, de superar a timidez e melhorar a autoestima incentivando o trabalho em equipe e colaboração para alcançar um objetivo comum dos estudantes. Ela enfatiza ainda, o apoio que recebe do município, da escola e de toda comunidade.

“Eu só tenho a agradecer. A prefeita Denise [Bayma], que sempre está apoiando os nossos projetos na cidade de Bom Jesus, ela é muito aberta à cultura e isso é importante, uma equipe toda que realmente valoriza o nosso alunado”, pontuou.

Os alunos que estudaram com a professora Révia sobre a história do teatro, fizeram uma visita ao Teatro Ìracle Brocos Pires, em Cajazeiras, onde assistiram o espectáculo ‘Cá Entre Vó’, da atriz Alhandra Campos, e a esquete ‘Saltos Mortais’, da Companhia Aroeira. Participaram ainda de uma roda de conversa com os artistas sobre os elementos do teatro e ao retornarem para Bom Jesus continuaram o desenvolvimento das peças para a apresentação que aconteceu na última quinta-feira (05).

A professora destacou a importância da educação dos jovens e deixou uma mensagem de encorajamento: “Não desistam dos alunos, vale a pena insistir na educação. Eu acredito que o caminho é pela educação”.

Confira as imagens do VI Teatrando na Escola:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Diário News

O Programa Diário News, apresentado por Caliel Conrado, vai ao ar de segunda a sexta, às 17h. Para assistir, basta acessar o site oficial: redediario.tv ou através dos seguintes canais e plataformas:

– Local: Canal 03 – Netline HDTV

– YouTube: youtube.com/tvdiariodosertao

– Facebook: facebook.com/diariodosertao 

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: