header top bar

section content

Cinco frutas que saciam e reduzem a fome até duas horas

Algumas frutas em específico apresentam uma vasta quantidade de fibras solúveis que, por sua vez, formam uma espécie de gel no estômago capaz de promover assim a sensação de saciedade e diminuindo a fome

Por Notícias ao Minuto

30/10/2019 às 08h34

Cinco frutas que podem reduzir o apetite por até duas horas.

Algumas frutas promovem a sensação de saciedade e podem reduzir o apetite por até duas horas. Tal ocorre sobretudo devido às fibras solúveis presentes na casca. Estas fibras são responsáveis por promover a sensação de saciedade. Ao chegarem ao estômago, absorvem água formando uma espécie de gel que aumenta o tamanho do bolo alimentar. Este gel faz com que o açúcar presente nas frutas seja libertado de forma lenta no sangue, reduzindo o apetite, como explica a publicação Science Alert.

O gel formado pela presença da fibra solúvel também retarda o esvaziamento do alimento no estômago. Essa reação transmite um sinal de satisfação para o cérebro, ajudando a reduzir a compulsão alimentar, ou seja, a vontade de comer mesmo quando a fome já foi saciada.

Surpreendentemente esse efeito é quase imediato. Rapidamente sentimos o estômago mais cheio após uma refeição rica em fibras.

Abacate: promove saciedade pela presença de fibras e devido ao seu maior teor lipídico, porém toda a gordura presente na fruta é extremamente saudável.

Banana: apresenta uma grande quantidade de fibras solúveis, que no estômago absorvem água e formam o tal gel, diminuindo consequentemente a sensação de fome.

Maçã: apresenta uma boa concentração de fibras solúveis que irão agir no aumento da saciedade. Porém existem relatos que a maçã aumenta o apetite. Estudos comprovam uma explicação para isso no ácido málico, uma substância presente na maçã que é capaz de estimular o gatilho da fome no cérebro. Logo, quando comemos uma maçã sentimos fome imediatamente.

Pera: também apresenta uma gama de fibras solúveis importantes, transportando o açúcar de forma gradual para a corrente sanguínea, retardando então o apetite.

Goiaba: é rica em um tipo de fibra chamada pectina, que favorece a sensação de saciedade, diminuindo naturalmente a fome.

As fibras solúveis devem fazer parte de uma alimentação saudável e devem estar presentes em todas as refeições do dia.

Fonte: Notícias ao Minuto - https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1102512/cinco-frutas-que-saciam-e-reduzem-a-fome-ate-duas-horas

Recomendado pelo Google: