header top bar

section content

Estalar os dedos faz mal? Saiba a verdade e o que fazer para parar

Muitas pessoas sofrem as consequências de seus maus hábitos apenas com idade avançada, quando o problema se agrava

Por Dicas Online

03/09/2019 às 08h00 • atualizado em 03/09/2019 às 08h42

Estalar os dedos e os riscos para a saúde (Foto: iStock/Reprodução)

Para algumas pessoas, o ato de estalar os dedos causa grande aflição. Elas não gostam nem de ver e ouvir outras pessoas fazendo isso. Mas para um outro grupo de pessoas, estalar os dedos é um vício, ou seja, ao fazer isso, o cérebro libera uma sensação de satisfação e contentamento para o corpo que dura até a próxima vontade. Mas será que esse hábito prejudica a saúde de alguma forma? Veja a seguir se estalar os dedos faz mal mesmo.

Estalar os dedos faz mal, sim ou não?

Estalar os dedos pode, sim, fazer mal se for um vício executado com muita frequência. Para quem estala eventualmente ou sem querer, só de vez em quando, não há problema.

Mas para quem faz isso diversas vezes por dia, existem riscos de prejudicar as articulações causando lesões, pode haver perda da flexibilidade dos dedos e redução da força ao longo do tempo.

Como se não bastasse, aumenta o risco de desenvolver artrite em quem já tem essa predisposição e também pode engrossar as juntas com o passar dos anos.

Vale ressaltar que esses mesmos riscos existem para quem estala outras articulações do corpo, como os dedos dos pés, joelhos e pescoço.

Por que os dedos estalam?
O estalo é aquele som que ocorre quando os dedos são dobrados para essa finalidade. Ele ocorre por causa do atrito que acontece entre os ossos e um estiramento da cápsula que forma a articulação de cada dedo.

Ao fazer o movimento para o estalo, pequenas bolhas de gás que estão dentro do líquido que lubrifica as articulações são liberadas de forma brusca, promovendo o som que causa tanta satisfação em quem tem esse vício.

Quem tem o hábito de estalar puxando os dedos para cima, também vai ouvir o som, mas de forma diferente, pois ocorre um vácuo devido à diferença de pressão e ao movimento brusco do líquido que protege as articulações.

Como parar de estalar?
Para quem já adquiriu o hábito de estalar os dedos o tempo todo, funciona igual a qualquer outro vício. Ou a pessoa estala involuntariamente sem perceber ou sente uma enorme vontade de estalar como se não pudesse resistir.

Mas é possível resistir sim, basta ser persistente e ter consciência de que deixar esse vício de lado é uma questão de saúde, especialmente quando for uma pessoa idosa que já tem grande predisposição de problemas nas articulações.

É preciso começar a prestar atenção em todos os momentos que sente vontade e evitar o estalo. Se você o faz sem perceber, peça que alguém do seu convívio chame sua atenção sempre que estalar os dedos.

Se o motivo dos estalos é uma sensação de que os ossos estão travados, talvez uma consulta ao fisioterapeuta ou quiropraxista acabe com o problema.

Se o motivo for o estresse e a ansiedade, são esses problemas que devem ser tratados, pois o hábito do estalo é apenas um sintoma e tende a reduzir quando o corpo se sente mais tranquilo.

Fonte: Dicas Online - https://www.dicasonline.com/estalar-dedos-faz-mal/

Recomendado pelo Google: