header top bar

section content

Alimentos à base de insetos podem se tornar realidade em breve

A ingestão de insetos já é praticada em pelo menos 113 países do mundo. Entre os ocidentais, a ideia seria aceita se os bichos viessem processados

Por Veja Saúde

07/05/2019 às 17h45

Insetos são ricos em nutrientes e amigos do meio ambiente (Foto: Ajcespedes/iStock/SAÚDE é Vital)

Quando o assunto é meio ambiente, a produção sustentável de alimentos é temática obrigatória. Cientistas em todo o mundo têm buscado alternativas viáveis para garantir que o acesso a alimentos saudáveis e nutritivos não seja um problema no futuro, especialmente com uma população mundial crescente e recursos naturais cada vez mais limitados. Entre as opções estudadas está a criação de alimentos à base de insetos. Aliás, uma equipe australiana está explorando a possibilidade de adicionar ao cardápio alternativo, “carnes” de gafanhotos e outros insetos para substituir as fontes tradicionais de proteína animal.

Para muitos, a ideia de comer insetos parece absurda. No entanto, um estudo recente mostrou que a ingestão de insetos já é praticada em pelo menos 113 países do mundo. Apenas para os ocidentais, o inseto ainda não é uma alternativa alimentar. Diversas pesquisas indicam que, mesmo deste lado do mundo, esse tipo de refeição seria aceita caso os insetos viessem processados (e disfarçados).

É justamente nessa abertura que os pesquisadores australianos estão atentos. “O maior potencial para a produção sustentável de proteína é com insetos e novas fontes vegetais. Por exemplo, um dos meus alunos criou um sorvete de insetos muito saboroso”, comentou Louwrens Hoffman, da Universidade de Queensland, na Austrália.

Para aqueles que ainda se recusam a tentar, existe outra opção: os cientistas estudam a possibilidade de transformar a carne de coelho e de canguru em novas fontes de proteína. Ainda há empresas que estão investindo em carnes desenvolvidas em laboratório que podem estar disponíveis nos mercados já em 2021.

Fonte: Veja Saúde - https://veja.abril.com.br/saude/alimentos-a-base-de-insetos-podem-se-tornar-realidade-em-breve/

EM PAUTA

VÍDEO: José Aldemir diz que vai vetar projeto que classifica templos religiosos como atividade essencial

DESABAFOU

VÍDEO: Padre fala sobre postura de cristãos em relação a temas polêmicos e critica Carnaval de 2019

MISÉRIA NA CIDADE

VÍDEO: TV Globo destaca fila de espera no Bolsa Família de Cajazeiras e situação dos catadores de lixo

DESABAFO

VÍDEO: Assaltante invade oficina e prática furto em Ipaumirim: “Vou pegar esse sem vergonha”, diz o dono

Recomendado pelo Google:
error: Alerta: Conteudo Protegido !!