header top bar

section content

Bolacha água e sal tem até quatro vezes mais gordura saturada que pão francês

Uma porção de 30 gramas de bolacha água e sal (de quatro a sete biscoitos, dependendo da marca) chega a ter a mesma quantidade de gordura saturada de quatro pães franceses.

Por Jocivan Pinheiro

18/09/2018 às 17h34 • atualizado em 18/09/2018 às 17h35

Uma porção de 30 gramas de bolacha água e sal (de quatro a sete biscoitos, dependendo da marca) chega a ter a mesma quantidade de gordura saturada de quatro pães franceses.

“É o segundo item da lista de ingredientes na maioria desses produtos, o primeiro é a farinha. Isso quer dizer que, depois da farinha, o que mais tem na bolacha é gordura”, explica Clarissa Fujiwara, nutricionista do departamento de nutrição da Abeso (sociedade de estudo da obesidade).

O biscoito água e sal Levíssimo da Bauducco, por exemplo, tem 2 gramas de gordura saturada em uma porção de sete unidades (30g). Um pão francês, que em média pesa 50 gramas, tem 0,5 g de gordura saturada, segundo a Taco (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos).

“É um valor alto se considerarmos que muita gente consome esses biscoitos com café no trabalho e come mais de uma porção por dia. A ingestão de gordura em excesso altera os níveis de colesterol. É melhor comer pão de forma integral”, diz Clarissa.

Para Marcela Tardiolli, consultora em nutrição da Abimapi (associação das indústrias de biscoitos, massas, pães e bolos industrializados), o valor é alto, mas é preciso deixar de analisar nutrientes de forma isolada.

“Se você tem habitos alimentares saudáveis, faz atividade física, não é o biscoito que vai fazer mal. O que faz mal é classificar alimentos em bons e ruins. Temos que olhar o produto como um todo, não o nutriente isolado”, disse.

Segundo ela, a indústria sempre busca a melhoria dos produtos e a redução de gorduras sem deixar de lado a crocância e o sabor.

DIFERENÇAS ENTRE MARCAS

Os valores de cada nutriente diferem de uma marca para outra –assim como o tamanho da porção recomendada pelo fabricante. Cada unidade de bolacha água e sal ou cream cracker da Triunfo, por exemplo, tem 0,32 g de gordura (cerca de 1,9 g em seis biscoitos).

Já a bolacha água e sal da Piraquê tem 1,4 g, mas a versão cream cracker do biscoito, 1,7g. “Nem sempre o cream cracker tem mais gordura, não existe uma padronização, depende do fabricante”, diz Clarissa.

Segundo a nutricionista, a variação deixa clara a importância de ler rótulos de diferentes marcas antes de comprar. “Se tiver escrito gordura hidrogenada, não compre. Alguns produtos também levam açúcar na composição. Quem precisa controlar a ingestão da substância deve optar por uma marca que não tem.”

Fora isso, a orientação dela é não repetir porções. “Torradas e biscoitos acabam monopolizando os lanches porque são convenientes. É preciso incluir frutas e outros alimentos nos intervalos das refeições”, afirma.

O QUE DIZEM OS FABRICANTES

Em nota, a Bauducco informou que conta com uma equipe de pesquisa e desenvolvimento e a consultoria de nutricionistas para “garantir que a receita dos produtos atuais e dos novos sejam saborosos e de qualidade”.

“A marca acredita que o hábito alimentar ideal inclui o consumo consciente e uma dieta equilibrada. A empresa reforça que está sempre atenta e segue as regras da legislação”, diz o texto.

Para Paula Alberigi, gerente de produto e qualidade da Piraquê, trocar biscoitos por pães pode ser uma má ideia. “Normalmente as pessoas não consomem pães sem recheios, diferentemente do cracker, que normalmente é consumido puro”, afirma.

Ela lembra que a marca tem versões light (com 25% menos em gordura) e integral, “trazendo os benefícios das fibras ao bom funcionamento do intestino e para a redução de absorção de gorduras”.

A Arcor do Brasil, responsável pela Triunfo, disse que seus produtos são elaborados de acordo com as normas e legislação vigentes no país e que os diferentes processos de fabricação e ingredientes utilizados impactam na quantidade de gordura do biscoito.

O fabricante afirma ainda que estabeleceu um “perfil nutricional que está direcionando a área de pesquisa e desenvolvimento com o objetivo justamente de reduzir o teor de gorduras saturadas –como por exemplo, a linha de biscoitos Cereal Mix existente no portfólio da empresa desde 2012”.

Recomendado pelo Google: