header top bar

section content

Dormir até mais tarde no final de semana pode aumentar expectativa de vida

Conseguir compensar no final de semana o sono perdido nos dias úteis reduz em 65% o risco de morte

Por Minha Vida

18/06/2018 às 09h23

Também dormir sem roupas ajuda a melhorar seu sono, sua pele, infecções genitais e a reduzir a pressão arterial.

Você também é aquele tipo de pessoa que usa os finais de semana para compensar o sono perdido durante a semana? De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa de Estresse da Universidade de Estocolmo, na Suécia, dormir aos sábados e domingos, reduz o risco de morte precoce.

ara análise, cientistas examinaram dados sobre hábitos de sono coletados de mais de 43.000 pessoas com menos de 65 anos de idade. Em seguida, eles estudaram registros de óbitos feitos durante 13 anos (1997 a 2010) após as pesquisas iniciais, para determinar como os hábitos de sono afetam a mortalidade.

Os resultados, publicado no Journal of Sleep Research, mostraram que a taxa de mortalidade era 65% mais alta entre adultos que dormiam durante 5 horas ou menos nos 7 dias da semana, comparando com aqueles que dormem de 6 a 7 horas. Já as pessoas que dormem pouco durantes os dias úteis, mas conseguem compensar nos finais de semana (no mínimo 8 horas) não tiveram aumento no risco de morte.

Além disso, a pesquisa identificou que pessoas que ficaram mais de 9 horas na cama por noite também tiveram uma taxa de mortalidade maior que aqueles que dormem de 6 a 7 horas todas os dias. Segundo os investigadores que isso acontece porque passar mais tempo na cama está relacionado a outros problemas de saúde.

Para o pesquisador Torbjörn Akerstedt ao a pesquisa sugere que a “compensação de fim de semana é boa” se você perder algum sono durante a semana.

No entanto, o estudo tem suas limitações, já que os participantes foram solicitados a recordar seus padrões de sono, em vez de serem observados dormindo. Porém, fatores como sexo, índice de massa corporal, tabagismo e atividade física foram levados em consideração na pesquisa.

Em 2016, um estudo feito pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos descobriu que Compensar falta de sono do dia a dia durante o fim de semana reduz risco de diabetes tipo 2. Entenda mais sobre esse estudo clicando aqui.

É importante não esquecer que já foi comprovado em outros estudos que pessoas em privação de sono podem fazer escolhas alimentares piores, o que por si só já aumenta o risco de desenvolver diabetes. Além disso, a privação de sono está ligada ao aparecimento de outras doenças, como AVC.

Fonte: Minha Vida - http://www.minhavida.com.br/saude/noticias/33070-dormir-ate-mais-tarde-no-final-de-semana-pode-aumentar-expectativa-de-vida

Recomendado pelo Google: