header top bar

section content

VÍDEO: Comerciante que será homenageado em bloco de Cajazeiras diz que Lula já tomou ‘cana’ no seu bar

Entre uma cerveja e uma pinga, Genésio joga conversa fora com os amigos e relembra casos marcantes da cidade e visitas ao seu bar que ficaram eternizadas

Por Jocivan Pinheiro

31/01/2018 às 19h00 • atualizado em 31/01/2018 às 16h16

Eleito personalidade popular que será homenageada no bloco Cafuçu, no carnaval deste ano em Cajazeiras, o comerciante Genésio Pereira, de 70 anos, mais conhecido como “Genésio do Bar”, tem muita história para contar. E claro que a maioria delas se passou dentro do seu estabelecimento comercial, um pequeno boteco no Calçadão Tenente Sabino, no Centro da cidade, onde há várias décadas parte da velha guarda se reúne para ‘tomar uma’ e bater papo.

Entre uma cerveja gelada e uma pinga, Genésio joga conversa fora com os amigos-clientes e relembra casos marcantes da cidade e visitas ao seu bar que ficaram eternizadas – algumas por fotos, outras apenas na memória.

Entre políticos de destaque regional, estadual e até nacional que já beberam no Bar de Genésio estão o ex-deputado estadual cajazeirense Bosco Barreto, já falecido; o senador paraibano José Maranhão e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Sim! Segundo conta o próprio Genésio, Lula, quando “ainda não era famoso”, esteve em Cajazeiras e “tomou cana em pé no balcão. Tomou mais de uma. Faz tempo. Ele ainda não tinha sido presidente”.

VEJA TAMBÉM: Com 53% da preferência dos internautas, Bloco Cafuçu de Cajazeiras já tem homenageado do Carnaval 2018

Genésio no seu bar

Ponto de amigos

O Bar de Genésio, como a maioria dos antigos bares de Cajazeiras, é local onde velhos amigos se encontram para beber e matar saudade. Os agricultores João Nonato, de Cachoeira dos Índios, e Francisco Barreto, de Cajazeiras, que frequenta o estabelecimento há 40 anos, contam que se conheceram na fila de um banco, mas foi em Genésio que estreitaram os laços de amizade.

“Eu me sinto bem aqui. Se eu vier no Centro, tenho que vir aqui tomar minha cervejinha. Ele recebe a gente bem, conversa com a gente, pergunta as coisas. Aqui a gente se sente bem”, diz João Nonato.

Homenageado

Com 53% da preferência dos internautas do Diário do Sertão, Genésio foi escolhido a personalidade popular que será homenageada pelo bloco Cafuçu no carnaval deste ano numa enquete que foi ao ar no dia 10 de janeiro. Em apenas sete dias, computou 13.158 votos.

Mesmo tímido e sem muita saúde para brincar o carnaval como antes, o comerciante diz que vai marcar presença no bloco: “Estou feliz. Sou meio adoentado, mas vou dar uma voltinha. Lá [no bloco Cafuçu] tem um trio elétrico para mim e vou estar com amigos. Se ocorrer tudo em paz, vai ser uma alegria grande”.

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: