header top bar

section content

Dormir pelado faz bem à saúde, melhora pressão, sono e previne infecções

Quando dormimos é importante manter o corpo fresco, já que a temperatura corporal precisa diminuir para que a pessoa consiga dormir.

Por Campelo Sousa

27/12/2016 às 14h32

Também dormir sem roupas ajuda a melhorar seu sono, sua pele, infecções genitais e a reduzir a pressão arterial.

Se dormir sem roupa no verão já é uma delícia, surge agora um ótimo motivo para aderir à prática. Quatro especialistas garantem que dormir nu faz bem à saúde… e de diversas formas.

Melhora o sono, porque mantém o corpo fresco. Previne infecções genitais porque ventila os órgãos sexuais.

Sabia que dormir nu pode melhorar sua saúde?

Sim! Dormir sem roupas ajuda a melhorar seu sono, sua pele, infecções genitais e a reduzir a pressão arterial.

Palavra de especialistas ouvidos pela BBC, que a ente reproduz agora:

1. Melhora o sono

Quando dormimos é importante manter o corpo fresco, já que a temperatura corporal precisa diminuir para que a pessoa consiga dormir.

“Devemos garantir que esta regulagem da temperatura não fique prejudicada pelo fato de dormir com muita roupa”, explicou Francisco Segarra, especialista em medicina do sono da Sociedade Espanhola do Sono.

Estar sem roupa, ou com uma roupa mais leve, nos deixa transpirar e ajuda a regular a temperatura corporal.

“Isso vai permitir um descanso melhor, já que se o corpo não pode regular corretamente a temperatura, a qualidade do sono fica prejudicada”, acrescentou.

2. Prevenção de infecções genitais

Ao permitir a ventilação da área genital durante a noite, o corpo tem a oportunidade de se refrescar e se manter mais seco, reduzindo as condições para incidência de fungos.

A ginecologista Natalia Pérez, professora-adjunta da Faculdade de Medicina da Universidade da República em Montevidéu, no Uruguai, explicou que o ideal é “acostumar as meninas a dormir sem roupa de baixo”.

Isto não significa necessariamente que elas durmam completamente sem roupa, mas apenas com shorts ou um pijama largo para permitir a ventilação da área.

No caso dos homens, dormir com cuecas largas, ou sem roupa de baixo, reduz a possibilidade de sofrer com tinea cruris, uma infecção superficial da pele que afeta a região inguinal, que inclui os genitais, a região púbica e a região perianal.

3. Melhora a pele

Sarah Brewer, médica e nutricionista britânica, explicou que o calor excessivo durante a noite pode levar à piora de várias condições dermatológicas.

E isto também interfere com o sono, porque estes problemas provocam incômodo e coceira.

4. Reduz a pressão arterial

Para aqueles que dividem a cama com um parceiro, ou parceira, dormir sem roupas contribui para gerar um aumento nos níveis de ocitocina (o chamado hormônio do amor) que tem vários benefícios para a saúde.

Este hormônio é produzido particularmente “pelo contato de pele com pele”, segundo Kerstin Uvnas Moberg, fisiologista sueca e especialista em ocitocina.

A produção do hormônio, além de reforçar o sistema imunológico, ajuda a reduzir a pressão arterial.

BBC

Recomendado pelo Google: