header top bar

section content

VÍDEO: Estudante filho de catadora de recicláveis produz mini documentário sobre ‘Vida e Preconceito’ em Sousa

José Antônio é aluno do curso Técnico de Informática no Instituto Federal da Paraíba de Sousa e explicou motivos que o levaram a falar sobre o tema na sala de aula

Por Diário

12/07/2023 às 20h41 • atualizado em 12/07/2023 às 20h43

A reportagem da TV Diário do Sertão conversou com o jovem estudante de informática, José Antônio, 21 anos, que produziu o mini documentário “Catadores, Vida e Preconceito” na cidade de Sousa.

José Antônio é filho da presidente da Associação de Catadores de Reciclagem de Sousa (ASCAMARES), Maria de Fátima, que é uma das entrevistadas no mini documentário.

O trabalho do jovem evidencia as lutas e dificuldades do dia a dia dos catadores que fazem parte da associação na cidade de Sousa.

“A reciclagem para mim é uma oportunidade de emprego, porque diante de muitas dificuldades a gente consegue ganhar um pouco para trazer o pão de cada dia para nossa família”, destaca o mini documentário.

José Antônio e sua mãe, Maria de Fátima (Foto: Bruno Rafael/ TVDS)

A peça audiovisual foi apresentada como trabalho para a disciplina de Meio Ambiente do curso Técnico de Informática no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) de Sousa. Durante a entrevista, o jovem estudante explicou os fatores que o levaram a falar sobre o tema em seu trabalho.

“Como filho de catadora eu presenciei por muito tempo a situação dos catadores em si. Eu percebi como é ser catador, basicamente, e então quando surgiu em mim o interesse pelo audiovisual e quando assumi o Instagram da associação dos catadores, eu percebi que poderia utilizar esse meu conhecimento prévio de mídias e audiovisual para ajudar na causa dos catadores, a partir daí eu idealizei o documentário”, contou José Antônio.

A mãe do jovem, Maria de Fátima, destaca a importância do documentário para evidenciar a vida dos catadores que tiram da reciclagem o seu sustento.“Eu fiquei muito orgulhosa por meu filho estar conosco nessa luta, e mais orgulhosa em saber que tem um jovem, por que nem todos os jovens querem abraçar nossa causa, infelizmente, eles não entendem o trabalho do catador, o sofrimento, a luta e acredito que diante de José Antônio ver a minha luta, ele viu, sentiu e acredito que deu tudo certo”, ressaltou dona Maria de Fátima.

Documentário “Catadores, vida e preconceito” (Foto: Reprodução)

Toda parte de gravação do material audiovisual ficou por conta de José Antônio, mas o trabalho contou com a ajuda de Cauã João e Maria Luiza, colegas de José, que trabalharam na produção e edição do material.

O estudante incentivou ainda outros jovens que tenham vontade de produzir algum projeto no audiovisual, enfatizando a perseverança para alcançar os objetivos.

“Dá para fazer, a gente sabe que é um pouco difícil, mas dá para fazer. O importante é tentar, é estudar, fazer com o equipamento que tem e não desistir”, destacou José Antônio.

Assista ao mini documentário “Catadores, vida e preconceito”:

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: