header top bar

section content

ESPECIAL: Sucesso no rádio, TV e nas redes, irreverente Mofi diz que não quer casar porque tem 16 namoradas

Com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, mais de 500 mil no Facebook e com mais 30 anos de profissão, o comunicador Emerson Machado, o "Mofi", foi um dos entrevistados especiais de fim de ano da TV Diário do Sertão

Por Luiz Adriano

20/12/2023 às 17h55 • atualizado em 20/12/2023 às 17h56

Com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, mais de 500 mil no Facebook e com mais 30 anos de profissão, o comunicador Emerson Machado, o “Mofi”, foi um dos entrevistados especiais de fim de ano da TV Diário do Sertão. Com muita irreverência e sinceridade, o radialista e influencer digital contou muito da sua história de vida e como tem crescido profissionalmente no decorrer dos anos.

Mofi é natural de Campina Grande, mas tem raízes em Pedra Lavrada e Cubati, região do Curimataú e Seridó paraibano. Filho do também radialista C. Rodrigues (falecido em 2014), Mofi é de família tradicional e cresceu trabalhando desde cedo, vendendo tapioca e coco na feira de Campina Grande e dindim na Ceasa.

“Sempre fui trabalhador desde meus 8 anos de idade, graças a Deus. Limpava mato, pintava casa, trabalhava de servente de pedreiro […]”, recorda o comunicador.

Ele explicou que desde muito cedo, ainda adolescente, com cerca de 13 a 14 anos, já iniciou sua carreira no rádio. Nessa idade, Mofi já era repórter esportivo e frequentava os campos de futebol fazendo coberturas.

JORNALISMO DIGITAL

Ele disse que não cobre mais a área policial em delegacias e agora foca mais nas notícias em seu Instagram. Com 1,120 milhão de seguidores, o influencer comentou sobre a rapidez no meio digital. “Tudo é mais rápido, a velocidade é muito grande”.

“A comunicação tem que entender uma coisa, que o mundo que nós estamos vivendo tem que se unir. O rádio não anda só sem a internet, nem a internet anda sem o rádio, nem a TV anda sem a internet e nem a internet anda sem a TV.

“Qualquer pessoa que entender que tem que juntar tudo e colocar em um objetivo só, aí vai. Mas se você pensar que o rádio vai sozinho, que a TV vai sozinha, que a internet vai sozinha, tá errado, tem que haver a junção”, pontuou.

FAMÍLIA, CASAMENTO E NAMORADAS

Mofi já foi casado e tem uma filha que está concluindo o curso de Medicina. Ele disse que não quer casar novamente, mora sozinho e tem 16 namoradas. “Não tem problema, nenhuma tem ciúmes, porque eu tenho os dias reservados para cada uma durante 30 dias no mês”, contou.

Com seis irmãos, sendo quatro homens e duas mulheres, Mofi diz que tem um bom  relacionamento com eles. O pai é falecido, mas sua mãe, dona Maria de Lourdes, é viva e tem 74 anos. O influencer resumiu como é seu relacionamento com sua genitora.

“Sou de dar a bênção à mãe todo dia, sou louco pela minha mãe. Ela reza por mim, ela tem um terço que parece um estrangulador de cachorro, ela reza três vezes por dia por mim”, disse.

Emerson Machado, ‘Mofi’ – Foto: TVDS

EMISSORAS POR ONDE JÁ PASSOU

Emerson Machado já tem 15 anos no Sistema Correio de Comunicação, mas antes passou por várias emissoras. Ele falou que iniciou na Rádio Sanhauá, em seguida foi para a antiga Tambaú FM, que hoje é a Rádio Sucesso FM, passou pela Miramar FM e pala Arapuan.

DUPLA MOFI E SAMUKA

Mofi conta como se deu o início e o fim da parceria com o apresentador Samuka Duarte. Ele explicou que ambos eram repórteres de rua em programas de rádio, quando, por determinação do Ministério das Comunicações, um dos radialistas que apresentava um programa na emissora teve que sair.

À época, o dono deu a ideia de juntar os dois repórteres e ambos iniciar um programa das 6h às 8h da manhã, ocupando a vacância deixada. A partir de então deu-se início à dupla que perdurou por vários anos.

Após saírem dessa primeira emissora, eles migraram para a Miramar FM, em seguida para  a Arapuan, onde Mofi teve sua primeira oportunidade na TV.

Após a Arapuan, a dupla foi para o Sistema Correio. Mas em janeiro de 2021, Samuka retornou para o Sistema Arapuan. Mofi disse que seu companheiro lhe convidou para tomar a mesma decisão, mas ele não quis sair de sua atual empresa.

Questionado sobre a relação com Samuka, Mofi disse que sempre foi de ‘primeira qualidade’. “Tenho nada contra ele, ele segue a vida dele, eu sigo a minha vida, cada um que vá ganhar o seu dinheiro e seu espaço”, relatou.

Mofi contou como era a convivência com Samuka Duarte – Foto: TVDS

CONVIVÊNCIA COM SAMUKA

Sobre o dia a dia de trabalho ao lado de Samuka Duarte, Mofi resumiu que eram “dois doidos” e que “nenhum tinha uma grama de juízo.”

“Nem eu escutava ele nem ele me escutava, porque se escutasse, não dava certo. Tinha que cada um fazer sua loucura. É como um casamento: na relação não pode os dois pensar igual, se não dá errado” – Mofi, sobre convivência com Samuka.

SISTEMA CORREIO

Emerson Machado se mostrou bastante grato com o Sistema Correio de Comunicação. “Carrego no meu coração o nome do Sistema Correio para qualquer lugar que eu for, e sou grato pelo que o Correio já fez por mim”, destacou.

Ele também enalteceu o nome do empresário Roberto Cavalcante, responsável pela empresa. “Homem do bem, decente, humilde, simples”.

Mofi já tem 30 anos na comunicação paraibana – Foto: TVDS

APELIDO ‘MOFI’

O apelido de “Mofi”, segundo ele, surgiu devido às entrevistas com pessoas que eram presas pela política. Emerson diz que perguntava “por que mofi está preso?”, daí deu-se início ao apelido que segue até hoje sendo usado pelos seus fãs. Na época também surgiu a música “A dança do Mofi”, que serviu para enfatizar mais ainda o apelido.

JACELINE MARQUES

Quanto à sua companheira no Jornal Correio da Manhã, Mofi disse que o trabalho é tranquilo, mas não garantiu se com ela seria a mesma coisa do que como era com Semuka. “Eu me dou com todo mundo, não sei se todo mundo se dá comigo, porque eu sou doido, para se dar com doido é trabalho”, destacou Emerson.

O comunicador tem mais de 1 milhão de seguidores no Instagram – Foto: TVDS

VASCO DA GAMA

Ele falou sobre sua paixão pelo Vasco da Gama e disse o quanto sofre pelo time. “Se tiver de escolher um casamento agora e o Vasco não ser rebaixado, eu prefiro o Vasco não ser rebaixado de que um casamento”, declarou.

SONHOS

O comunicador disse que se sente realizado e não tem nada mais para conquistar. “Já realizei tudo, não quero mais nada na vida, tenho o que morar, tenho o que comer, tenho o que vestir, não tenho dor de cabeça mais com nada, vai ter aperreio com o quê? Não compro fiado, não tenho cartão de crédito, não tenho talão de cheque, não tenho uma conta para pagar, não tenho uma dor de dente, eu vou estar mais preocupado mais com nada”.

Foram mais de 20 minutos de histórias do radialista que contou muito sobre sua vida e carreira – Foto: TVDS

FINANÇAS

Mofi, que afirma ter uma vida financeira tranquila, deixou uma lição para quem quiser ‘vencer’ na vida. “O dinheiro de você ganhar tem que ser num cano de 100, o de gastar tem que ser num cano de 20, lá no final bota um joelho para descer imprensado, ai você cresce, e trabalhar, trabalhar, trabalhar, trabalhar, não tem mistério, trabalhar tem as coisas”, detalhou com propriedade.

POLÍTICA

Além de vivenciar o jornalismo, Mofi também já entrou na política. Ele disputou uma vaga na Câmara Federal nas eleições de 2018, mas não conseguiu a vitória. O então candidato obteve uma votação expressiva de 33.049 votos, mas não foi o suficiente. Em uma segunda oportunidade, já em 2022, tentou para deputado estadual e teve 8.565 sufrágios, também não conseguindo adentrar entre os eleitos.

“Sou do povo, nem sou de esquerda nem de direita, tudo é um balaio só” – Mofi, comunicador paraibano.

Ele admite que votou em Bolsonaro em 2022, votaria novamente, mas relatou que Lula está se saindo melhor do que o ex-presidente.

ELEIÇÕES 2024

Em João Pessoa vota e apoia Cícero Lucena (PP). “Prego batido e ponta virada, o meu candidato a prefeito de João Pessoa chama-se Cícero Lucena, gente boa, trabalhador, humilde, pé no chão, simples, tá fazendo uma gestão nota mil, o véi é trabalhador, o véi é bom”, destacou.

Declarou que seu apoio para deputado estadual é de Adriano Galdino (Republicanos) e para deputado federal, Mersinho Lucena (PP).

Entrevista especial de fim de ano com Mofi na telinha da TV Diário do Sertão – Foto: TVDS

JOGO DE PALAVRAS

Em um jogo de palavras com o repórter Petson Santos, que conduziu a entrevista, Mofi respondeu com irreverência seguindo seu estilo próprio.

Campina Grande – “Amo”;
João Pessoa – “Terra que me adotou”
Samuka – “Gente boa, da melhor qualidade, desejo boa sorte”
Arapuan – “Boa sorte, mas minha bandeira é Correio FM, 98,3”
Roberto Cavalcante – “Homem do bem, descente, humilde, simples”
Ricardo Coutinho – “Deus me livre, Jesus tenha misericórdia!”
João azevedo – “Fazendo uma boa gestão, trabalhando muito”
Bolsonaro – “Mito”
Lula – “Pai dos pobres”
Mofi: “Doido de jogar pedra”.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: