header top bar

section content

VÍDEO: Francisco Tattoo fala de trajetória artística em Cajazeiras e detalha carreira internacional

O tatuador começou no mundo da arte ainda criança. Hoje é conhecido internacionalmente e trabalha por toda Europa

Por Priscila Tavares

25/05/2023 às 12h19 • atualizado em 25/05/2023 às 15h38

Em entrevista no Interview Personalidade, Francisco Tattoo contou sobre trajetória de sucesso como tatuador, sua carreira internacional, família, planos e projetos futuros.

Francisco, que estava recentemente fora do país à trabalho, falou sobre sua primeira viagem internacional. Ele havia feito a pintura do altar da Igreja São João Bosco e algumas pessoas da comunidade Sagrado Coração de Jesus e Maria, de João Pessoa, vieram à Cajazeiras junto com um pessoal da Itália e Francisco recebeu o convite para pintar a Santa Ceia na capital paraibana e também para ir pintar na cidade britânica.

“Minha primeira viagem internacional eu fiz para pintar uma igreja na Itália em 2007. Foi uma capela no distrito de Verona, Sereia”, contou.

O artista explicou que começou no mundo da arte ainda criança. Na escola, ele gostava muito de desenhar, participava de concursos e acabou descobrindo o lado artístico.

“Eu vi que alí era meu caminho, era trabalhar com aquilo, desenhar e era, era não, é minha paixão. Essa daí é minha vida: desenhar e pintar”, enfatizou Francisco.

Francisco Tattoo (Foto: Divulgação/ Instagram)

Ele afirma que o preconceito com a profissão é algo que sempre existiu, mas que procura não focar nessa questão.

“Na realidade eu não cheguei a olhar por esse lado. Eu sou aquele cara que não sou pessimista, de olhar para a questão negativa da coisa. Quando eu migrei para a tatuagem só consegui enxergar o lado bom, apesar que o preconceito ele ainda existe, não como antigamente, mas existe”.

Além de Francisco, uma de suas filhas e o seu irmão seguiram a profissão de tatuador. Ele falo que tentou levar mais familiares para seguir uma ‘linhagem’.

“Na realidade eu tentei trazer mais pessoas da minha família para essa arte. Cheguei a trazer meu irmão, primeiro, Gio e Graziela [filha de Francisco]. Eu quero fazer uma linhagem. Fora os amigos, teve algumas pessoas que me procuraram, a muito tempo atrás, que viram essa questão da tatuagem crescendo”, explicou.

Francisco Tattoo, na Croácia (Foto: Divulgação/ Instagram)

Carreira internacional

A vida de tatuador já levou Francisco para muitos países da Europa. Entre os que o artista mais gosta, ele ressalta a Holanda e conta que também já foi convidado para ir ao Estados Unidos, na América do Norte.

“Foram 11 ao todo. Tudo Europa. Estados Unidos eu tenho alguns convites, mas ainda não tive aquela coisa de ir para lá. Eu tenho alguns amigos que já tiveram algumas experiências para lá e eu fiquei com receio, mas eu ainda vou dar um pulinho lá”, afirmou o tatuador.

Suas viagens para o exterior lhe proporcionaram muitas experiências, e Francisco revelou que foi convidado, pelo organizador da maior convenção de tatuagem da Europa, para participar do evento em setembro de 2023.

“A gente comemorou muito, eu e o pessoal do estúdio que eu trabalho lá, porque é muito difícil para você entrar. Eu já fiz o contrato para o ano que vem eu ir para lá, porque eu não tenho como ir esse ano”, revelou Francisco.

Além de experiências e oportunidades o artista também passou por algumas ‘calças justas’ viajando para fora do Brasil. Ele relembra quando Policiais Federais revistaram sua mala.

“Na minha segunda viagem, na Holanda, eu cheguei no aeroporto e não me toquei muito naquelas placas de saída, eu fui logo para Polícia Federal. A galera passando e eu esperando minha mala, foi atrasando demais, quando eu peguei vi dois caras entrando e acompanhei, era a Polícia Federal. Não falar o idioma [do país] é muito complicado, eu agora estive na Croácia e lá já é um pouco diferente, porque mesmo que eles falem inglês, mas é muito diferente o sotaque”.

Tatuagens de Francisco (Foto: Divulgação/ Instagram)

Família

Francisco é pais de três meninas, Gabriela e Graziela do seu primeiro relacionamento e Isabela do segundo. Hoje o tatuador estar com uma outra pessoa há cerca de 5 anos.

“Eu vivi com a minha ex 20 anos. Tenho duas filhas com ela, Gabi a mais velha, tem Grazi ai depois a gente separou e eu tive outra que é Isabela, do Juazeiro do Norte”.

Com as filhas ele enfatiza a relação que tem e conta que é muito preocupado com o futuro das garotas.

“Eu sou muito preocupado, às vezes eu não demonstro muito, mas acho que isso é natural do pai, da mãe a gente é muito preocupado com a questão, principalmente do futuro dos filhos. Geralmente os filhos não querem escutar, esquecem que você tem mais experiência, que você está falando porque já passou por situações parecidas”, disse.

Tatuagens de Francisco (Foto: Divulgação/ Instagram)

Sonhos

Durante a entrevista, Francisco revelou que tem vontade de tatuar em sua perna desenhos antigos.

“Eu quero fechar minha perna com anime, principalmente aqueles desenhos antigos, não esse anime como mangá oriental. Eu quero fazer o desenho da minha época como He Man, Thundercats, Capitão Caverna”, contou.

Entre os sonhos ainda não realizados o tatuador relembra a vontade de conhecer a Disney e ser um desenhista de lá.

“Não é nem a questão de ir para Disney, acho que fazer alguma arte lá. Meu sonho na realidade era ser um desenhista da Disney, é tão de um jeito que eu estudei as questões dos personagens, aquele coisa toda, mas é um sonho difícil, é muito difícil chegar lá”.

Studio em Cajazeiras

Francisco Tattoo tem um espaço na cidade de Cajazeiras onde trabalha com o irmão e a filha. Ele revelou durante a entrevista, que estão com um projeto para proporcionar mais conforto aos clientes e abrir mais um ponto na cidade de Cajazeiras.

Você pode acompanhar o trabalho de Francisco pelo instagram, @franciscotattoo_.

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: