header top bar

section content

VÍDEO: TV Diário do Sertão faz cobertura da 14ª Cavalgada de São Sebastião no Cariri cearense

A reportagem da TV Diário do Sertão marcou presença no evento e o repórter Elmo Lacerda, 'O Secretário do Povo', deu um show de cobertura

Por Luiz Adriano

18/01/2024 às 20h38 • atualizado em 18/01/2024 às 20h44

Uma das cavalgadas mais tradicionais que recebe cavaleiros e amazonas dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, aconteceu no último fim de semana no distrito de Cuncas, município do Barro, no Cariri cearense.

A reportagem da TV Diário do Sertão marcou presença no evento e o repórter Elmo Lacerda, ‘O Secretário do Povo’, deu um show de cobertura.

Na véspera do evento, os amantes da cavalgada foram chegando de todas as partes na centenária casa de seu Enoque Tavares (in memoriam), onde foram recepcionados pelo casal Eldon Bandeira e dona Zilda Tavares, e seu filho Enoque neto, além dos filhos de Seu Enoque Tavares.

Lá, teve muito arrastapé com forro pé de serra, com a Banda Forró da Gota, que animou a noite já fazendo um esquenta para o dia seguinte.

Ao raiar do dia do domingo (14), após um farto café da manhã, a cavalgada deu o pontapé inicial e se dirigiu até a igreja onde receberam a bênção e prestaram homenagens a São Sebastião. Daí, os participantes seguiram em direção a Monte Alegre.

No trajeto, uma verdadeira multidão acompanhou a cavalos, motos e carros, confirmando que de fato o evento faz jus ao ser referido como uma das maiores cavalgadas do interior do Nordeste.

Cavalgada de São Sebastião em Barro-CE – Foto: TVDS

A cada comunidade que a cavalgada passava, muitas pessoas acenavam saudando a todos com muita alegria e entusiasmo.

Houve uma pausa no distrito da Iara onde os participantes pararam para usufruir de um verdadeiro banquete com muita comida e bebida para todos.

Ainda no local, foram distribuídas senhas aos cavaleiros para concorrerem a premiações em dinheiro. Ao todo, foram R$ 4 mil divididos e sorteados para quem estava montado.

A cavalgada seguiu e já no início da tarde chegou em Monte Alegre, onde foram recepcionados por centenas de pessoas que aguardavam no local.

O coronel Cunha Rolim falou com a reportagem da TV Diário do Sertão. Ele enfatizou a importância do evento e o quanto os participante consideram o organizador da Calvalgada. “A presença dos cavaleiros demonstra o respeito e a consideração que nós temos por Eldon Bandeira e por São Sebastião”, disse.

Ele também apresentou o vaqueiro mais idoso da festa, que estava vestido no seu tradicional gibão, seu Manoel Vilante. O idoso que tem 81 anos, disse que desde pequeno que gosta de cavalgada. “Fui criado dentro de curral que nem bezerro”, destacou seu Manoel.

Cavalgada de São Sebastião em Barro-CE – Foto: TVDS

O organizador da festa, Eldon Bandeira, também expressou sua alegria em ver tantos amigos em sua cavalgada. “É um prazer grande nós fazermos mais uma cavalgada, a 14ª Cavalgada de São Sebastião. Este ano ela mudou o percurso, ela sai de Cuncas para Monte Alegre, mas não deixamos de realizar a Cavalgada, a cultura, a religião, aquilo que nós tanto almejamos que é a cultura e a religião nossa, Católica”, ressaltou.

Seu Eldon Bandeira, organizador do evento, ao lado de sua esposa, Dona Zilda Tavares – Foto: divulgação

Ao final da cavalgada, aconteceu uma festa que superlotou o pátio para curtir o som de Forró de Welton da Pisadinha, Forró da Gota, Ray Porto e Brasas do Forró, que adentrou madrugada a dentro.

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: