header top bar

section content

VÍDEO: Diretor do Grupo Teatro Oficina detalha filme sobre tradições e cultura dos povos ciganos de Sousa

O filme produzido pela Acauã Produções e Grupo Teatro Oficina foi lançado durante a Conferência Estadual de Cultura da Paraíba

Por Priscila Tavares

21/11/2023 às 18h08

Na última sexta-feira, dia 17 de novembro, durante a Conferência Estadual de Cultura da Paraíba, em Campina Grande, foi lançado o curta-metragem Janinhar, um filme que conta um pouco da história das comunidades ciganas da cidade de Sousa.

O diretor de teatro Luiz Cacau, do grupo Teatro Oficina, que foram responsáveis pela produção do festival “Janinhar”, que deu origem a peça audiovisual, falou com o Diário do sertão da importância do trabalho sobre a maior comunidade cigana da América Latina.

“O Festival Juninhar é uma festa cigana que acontece na cidade de Sousa no mês de maio, comemorando a festa da padroeira dos ciganos, Santa Sara Calim. Este ano o Grupo Teatro Oficina foi convidado a fazer a produção dessa festa”, contou.

Exibição do filme “Janinhar” na Conferência Estadual de Cultura da Paraíba (Foto: Divulgação)

“Não foi só uma festa, foi também um momento de aprendizado, um momento de troca, porque aconteceu oficinas, espetáculos de teatro, apresentações do grupo de violão cigano, das danças ciganas e foi um momento de muita confraternização daquela comunidade”, completou.

O filme foi produzido pela Acauã Produções e pelo Grupo Teatro Oficina com apoio do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB). Lançado em meio à programação oficial da Conferência Estadual de Cultura da Paraíba, teve como principal objetivo dar visibilidade à cultura cigana e combater o preconceito que ainda existe contra esses povos.

Em maio comemora-se o dia do Cigano e Santa Sara Calim na maior comunidade cigana da América do Sul, que fica na cidade de Sousa no Sertão da Paraíba.

Festival Juninhar, que aconteceu em maio de 2023 na cidade de Sousa-PB (Foto: Divulgação)

“O Janinhar é o orgulho de ser cigano, mostra esse orgulho da comunidade cigana em ser cigano, em se assumir cigano. O filme conta essa tragetória nomande, conta também um pouco do preconceito que a cada dia, com sua arte, com seu talento quebram e se aproximam de um diálogo com a sociedade”, ressaltou o artista.

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: