header top bar

section content

Poeta e escritor cajazeirense, Constantino Cartaxo é homenageado em seus 90 anos de vida

Em suas nove décadas, a família de seu Constantino decidiu homenageá-lo rememorando um cd produzido por ele em 2013 na festa dos 80 anos

Por Luiz Adriano

08/07/2023 às 10h47 • atualizado em 08/07/2023 às 11h07

Constantino Cartaxo em seus 90 anos ao lado de sua esposa, Elita Braga Cartaxo - foto: arquivo pessoal

A família do escritor e poeta cajazeirense Constantino Cartaxo, realizou uma linda homenagem em seus 90 anos de vida comemorados na última quarta-feira, 5 de julho de 2023 em João Pessoa.

Em suas nove décadas, a família de seu Constantino decidiu homenageá-lo rememorando um cd produzido por ele em 2013 na festa dos 80 anos.

As faixas que seguem abaixo do texto é a reprodução de seu Constantino que nas mais diversas poesias, estão várias homenagens ao seu falecido pai, Cristiano Cartaxo que também era poeta, além de lembranças memoráveis de Cajazeiras e diversas outras inspirações.

Na reprodução há um adicional que é uma marchinha de carnaval com letra de seu Constantino e os arranjos musicais também foi um presente de um amigo seu que mora em Recife-PE.

“Esse ano eu vou brincar sozinho”, é entoado nas vozes do casal de amigos de seu Constantino, Nuca e Lane, os quais são sogros de um neto do aniversariante.

Seu Constantino Cartaxo, esposa e filhos – foto: arquivo pessoal

BIOGRAFIA

Filho de Cristiano Cartaxo e Isabel Sales Cartaxo, Constantino Cartaxo nasceu no sitio Prensa, na zona rural de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, em 5 de julho de 1933. Ainda criança foi morar na zona urbana e concluiu o antigo ginásio no Colégio Diocesano Padre Rolim.

Em sua juventude foi morar em Salvador-BA e nas idas pelo Brasil chegou a residir em Capela-AL e Quixadá-CE.

No final da década de 50 o escritor e poeta cajazeirense foi aprovado no concurso do Banco do Brasil, o que fez retornar a morar em Cajazeiras, até se aposentar como supervisor da Tesouraria na agência do BB na referida cidade.

Constantino sempre foi desportista, amante e praticante do futebol, tendo atuado em vários times de Cajazeiras e região. Ainda chegou a atuar como comentarista esportivo na Difusora e Rádio Alto Piranhas, ambas de Cajazeiras.

POESIA

Sob influência do seu Pai, o saudoso poeta Cristiano Cartaxo, Constantino tomou gosto pelo tema e inicialmente começou declamando as poesias de seu genitor. Em seguida, passou a escrever as suas próprias poesias e escreveu dois livros: “Emoções aos Pedaços” e “Engenho-de-Pau”.

Casou-se em 31 de dezembro de 1959 com a também cajazeirense Maria Elita Braga Cartaxo com a qual formou uma família que hoje é composta de 4 filhos, todos casados; 7 netos e 4 Bisnetos.

Segue as faixas do cd reproduzidas 10 anos depois em forma de homenagem aos 90 anos de seu Constantino Cartaxo: (A ordem é a seguinte: 1 – homenagem a Cristiano Cartaxo; 2 – Cajazeiras; 3 – Nuvem; 4 – No cimo da montanha; 5 – Carro de boi; 6 – 80 anos; 7 – Casa de poeta; 8 – Cajazeiras; 9 – Pôr do sol em Cajazeiras; 10 – Engenho de pau; 11 – Frutos da cana; 12 – Satisfação de matuto; 13 – Será verdade; 14 – Sobrevivente; 15 – Gratidão; 16 – Elita; 17 – Orgulho-me de vocês; 18 – Marchinha de carnaval)

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: