header top bar

section content

VÍDEO: Única quadrilha junina de Cajazeiras encara dificuldades com garra e amor para estrear no São João 2023

A quadrilha Dona Sertaneja será a representante cajazeirense na Etapa Sertão para concorrer a uma vaga para Campina Grande e as pessoas podem ajudar fazendo doação em dinheiro para pagar as despesas

Por Priscila Tavares

26/05/2023 às 21h52 • atualizado em 27/05/2023 às 18h30

Uma das épocas mais esperadas do ano está chegando. O São João é famoso pelas comidas típicas, fogueiras, muito forró e as tradicionais quadrilhas juninas.

A reportagem da TV Diário do Sertão foi acompanhar o ensaio da única quadrilha que irá sair neste ano em Cajazeiras. A Dona Sertaneja é composta por amantes da tradição nordestina que se dedicam durantes meses para mostrar um grande espetáculo no mês de junho.

No ano de estreia, o presidente Genicélio Félix falou sobre os preparativos e detalhou as dificuldades que enfrentam para poder montar o espetáculo.

Junina Dona Sertaneja (Foto: Victor Batista/ TVDS)

“Os preparativos da nossa quadrilha estão a todo vapor, figurinos já estão nas costureiras, as nossas sais já estão prontas. Já está com três meses que a gente fez trabalhos, conseguimos nosso dinheiro, compramos as nossas saias, estamos a todo vapor nos ensaios. A gente tem um incentivo muito bom dos empresários. A gente faz trabalhos, faz bingo, faz rifa, pede para o pessoal vender”.

Genicélio Felix, presidente da junina (Foto: Victor Batista/ TVDS)

Genicélio contou que vem trabalhando desde o meio do ano de 2022 e que os gastos são altos com figurinos e cenários. “A prefeitura [de Cajazeiras] ajuda a gente, não é uma ajuda tão boa quanto uma quadrilha necessita, porque a gente nem começou a se apresentar ainda e já gastou mais de 2 mil reais só em pedrarias. No geral, acho que a gente já vai gastando mais de 22 mil reais”.

Aparecida Moreira é quadrilheira desde 2017 e na Dona Sertaneja ocupa o cargo de produção, além de dançar como destaque. Ela enfatizou o amor que sente pela tradição de dançar no São João. “Para mim é muito gratificante. Eu comecei a dançar quadrilha na Tradição da Império em 2017. Estar dentro desse mundo junino para mim é tudo. Eu largo tudo para poder estar aqui. Chegou o mês de junho, Aparecida se dedica de corpo e alma à quadrilha”, enfatizou.

Aparecida Moreira, casal destaque (Foto: Victor Batista/ TVDS)

O casal mais conhecido do Nordeste, Maria Bonita e Lampião, serão interpretados por Juliana Mendes e Jurandir Barboza. Os dois destacaram a importância da missão e falaram sobre a emoção de representar o casal de cangaceiros no mês junho.

“A expectativa está a mil, principalmente eu posso falar por mim que hoje exerço o cargo de Lampião. A realização de um sonho, eu sempre quis dançar como Lampião. Desde 2012 que danço quadrilha e 7 anos de xaxado e nunca tive a oportunidade”, falou Jurandir.

Juliana Mendes e Jurandir Barboza, Maria Bonita e Lampião da Junina (Foto: Victor Batista/ TVDS)

“Estou muito ansiosa. Eu sempre tive o sonho de ser Maria Bonita e agora estou conseguindo ser e espero que eu dê o nome nesse cargo, que a gente arrase muito”, disse Juliana.

Toda quadrilha junina tem a sua rainha e na Dona Sertaneja a majestade é Talita Damascena, que garantiu muito brilho para as apresentações. “Nossos preparativos estão a mil. Muita lantejoula, muito brilho, estou tendo ajuda de muitos patrocinadores no meu figurino, então se preparem que a Dona Sertaneja é show”.

Talita Damacena, rainha da junina (Foto: Victor Batista/ TVDS)

O coreógrafo Ronaldo Santos falou sobre o tema da junina, que neste ano traz um diferencial ao incluir a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no espetáculo. “Temos um tema que é ‘Na Noite de São João Vamos Mostrar a Magia das Mãos’. É a primeira quadrilha do Alto Sertão paraibano que traz a Língua Brasileira de Sinais para fazer, com coreografias, dentro das quadrilhas juninas. A gente está com uma expectativa muito grande e a coreografia está muito boa”, garantiu o coreógrafo.

Ronaldo Santos, coreógrafo da junina (Foto: Victor Batista/ TVDS)

A Dona Sertaneja estreia dia 03 de junho com o evento pré-junino na Praça do Ronaldo, no bairro Mutirão, em Cajazeiras. A quadrilha será a representante cajazeirense na Etapa Sertão para concorrer a uma vaga para Campina Grande, no maior São João do Mundo.

Para ajudar

Através da chave pix (83) 9 9178-8152, no nome de José Genicélio Felix Lins, você pode contribuir com qualquer valor para ajudar a Dona Sertaneja a terminar de construir os cenários e figurinos para a competição. Acompanhe a junina pelo instagram @juninadonasertaneja.

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: