header top bar

section content

VÍDEO: No Dia das Mães, conheça trajetória da jovem cajazeirense que superou adversidades através da educação

Elaine Alves é mãe solo, professora, artista e ativista da causa feminista em Cajazeiras. Ela é mãe de Evhellyn e teve a menina aos 15 anos de idade

Por Priscila Tavares

14/05/2023 às 10h00 • atualizado em 14/05/2023 às 10h03

O dia das mães é sem dúvidas, uma data muito importante, e num dia tão especial, a TV Diário do Sertão preparou uma reportagem especialíssima para comemorar com todas as mamães. A equipe de reportagem da TV e Rede Diário do Sertão foi até o bairro Alto da Bela Vista, em Cajazeiras, para conhecer e contar a história de Elaine Alves, de 28 anos, que é mãe solo, professora, artista e ativista da causa feminista na Terra do Padre Rolim.

Elaine é mãe de Evhellyn Alves e teve a menina na adolescência, logo aos 15 anos de idade. Desde cedo ela teve que lidar, sozinha, com o peso de criar e educar uma criança.

“A gente romantiza muito, porque é muito bom, é muito gratificante ter alguém que você sabe que é verdadeiro, que os sentimentos são recíprocos e é bem real. Mas ao mesmo tempo é desafiador, principalmente quando você é mãe solo, negra, na periferia e adolescente”, declarou.

Elaine e Evhellyn Alves (Foto: Arquivo Pessoal)

“Estou conseguindo criar a minha filha pelo fato de eu ter a rede de apoio. Peço que as pessoas que verem as mães solo não julguem, ajudem, porque a gente precisa muito de ajuda. É difícil a gente sair para trabalhar, dar de conta de filho, de casa e não ter apoio de ninguém, então, não é todo mundo que consegue”, disse a professora.

Sendo uma adolescente, a jovem enfrentou muitas dificuldades nessa jornada, mas com a ajuda da sua mãe, Maria Nilda, e de sua avó Terezinha Alves, voltou a estudar, se formou em Pedagogia, e foi através da educação que ela conseguiu crescer e criar a sua filha. Hoje, Elaine cursa Letras na UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), em Cajazeiras.

“A minha mãe foi a principal apoiadora, ela fez uma coisa que para mim hoje eu agradeço muito. Com seis meses que Evhellyn nasceu ela me colocou pra estudar de novo, ela me colocou para estudar no Nossa Senhora de Lourdes e a partir de lá; o trabalho que eu exerço hoje iniciou lá. Agora eu procurei me especializar, estou na graduação de Letras na UFCG”, explicou.

Elaine com suas mãe, avó e filha (Foto: Arquivo pessoal)

“Eu agradeço a minha mãe e a minha avó que são os exemplos de mulheres que eu tenho. A minha vó perdeu o marido muito cedo, ela teve que ser a referência da família, aí esse papel passou para minha mãe que foi mãe solo e agora chegou até a mim, então elas foram a minha base”, destacou.

Elaine cresceu junto com sua filha e as duas tem uma relação muito forte de amizade, companheirismo e amor. Evhelly hoje tem 12 anos e fala da relação com a mãe.

“Ela é a pessoa que mais me inspira no mundo. Eu queria desejar um feliz dia das mães, que ela continue sendo essa pessoa legal comigo e que eu amo muito ela”, disse a adolescente.

Especial Dia das Mães (Foto: Reprodução/ TVDS)

Elaine é uma inspiração e a prova de que a educação ultrapassa barreiras e muda a vida das pessoas. Na entrevista à repórter Priscila Tavares, a professora deixou um recado para que todas as mães, assim como ela, possam crescer junto com seus filhos.

“Que elas estudem, invistam no seu crescimento pessoal, profissional, para que consigam ser exemplo para seus filhos e para elas mesmas, para que elas tenham independência e não precisem se submeter a certas coisas”, destacou.

Elaine com sua filha (Foto: Arquivo pessoal)

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: