header top bar

section content

4ª edição do Cine Açude Grande em Cajazeiras fomenta produção de cinema e homenageia Eliezer Rolim

O retorno do evento acontece entre os dias 10 e 13 de agosto, com programação diversa, incluindo mostras competitivas de filmes nacionais, paraibanos, femininos e infantis

Por Show Diário

09/08/2022 às 11h07 • atualizado em 09/08/2022 às 11h12

IV Cine Açude Grande acontece entre os dias 10 e 13 de agosto (Foto: Divulgação)

Está tudo pronto para começar o IV Cine Açude Grande, de volta após dois anos de pandemia. O retorno acontece entre os dias 10 e 13 de agosto de 2022 e tem homenagem especial ao cineasta Eliezer Rolim, uma das vítimas fatais do covid-19 esse ano. O cineasta marcou de forma definitiva a vida de muitos cajazeirenses através da arte e teve uma vida laureada de prêmios nas áreas de cinema e teatro.

O evento tem a coordenação geral da cineasta Veruza Guedes e da professora Thalyta Lima, com produção executiva de Marcelo Paes de Carvalho, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Governo Federal, com patrocínio da CAGEPA por meio de edital lançado pelo Governo do Estado da Paraíba, e precisou se adequar a todos os protocolos de segurança sanitárias, já que acontece ainda durante a pandemia de covid-19, embora já com a abertura de flexibilização no estado da Paraíba e no país; assim como precisa se adequar ao período eleitoral, que tem seus protocolos próprios.

A partir desta quarta-feira (10), uma programação diversa, incluindo mostras competitivas de filmes nacionais, paraibanos, femininos e infantis enche a quadra do Leblon e as escolas, além de oficinas, debates, intervenções artísticas e muita música no Bar de Fonfom ao final das mostras.

Equipe de colaboradores do IV Cine Açude Grande (Foto: Divulgação)

O festival também conta com a parceria do coletivo cajazeirense À Casa, um local voltado para experimentos artísticos diversos que vai sediar oficinas e exibição com debate. Além disso, os participantes vão poder conhecer a exposição fotográfica “O Retrato da Cidade: a história de Cajazeiras revelada em fotografias”, do multiartista educador Daniel Dantas, que traz uma visão atualizada sobre a história periférica de Cajazeiras.

A programação do IV Cine Açude terá ainda a multiartista Luana Flores lançando seu trabalho audiovisual Nordeste Futurista, realidade virtual, viagens em múltiplos planos, mescla entre experiências e ficção. Na sexta-feira Luana também compõe a programação musical.

Entre os convidados, também está o filme Abrição de Portas, do campinense Jaime Guimarães, um documentário que visita o fantástico universo da Folia de Reis de Poço José de Moura, sua tradição e seus mistérios. Haverá ainda uma exibição de O Que Os Machos Querem, de Ana Isaura Diniz, que promete um debate acalourado sobre essa obra irreverente e cheia de sinestesias.

IV Cine Açude Grande homenageia o cineasta cajazeirense Eliezer Rolim (Foto: Divulgação)

Com apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste e também da FUNESC, todas as noites tem música de artistas convidados e também artistas locais. A banda Peleja abre a primeira noite com um repertório exclusivo. Também se apresentam durante a semana o campinense DJ Gleydson Virgulino, a cantora Carolaine Silva, Luana Flores e o quarteto musical Quadrilha. O evento sempre acontece no mês de agosto, pois é ofertado como presente à cidade no mês de seu aniversário.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: