header top bar

section content

Como incorporar exercícios físicos ao dia-a-dia, sem equipamentos e academia

O processo de hipertrofia e emagrecimento não depende apenas de aparelhos de musculação, mas de fatores como foco e constância

Por MF Press Global

09/10/2020 às 11h23

Exercícios físicos (Foto: Fernando Barreto / MF Press Global)

Não é difícil encontrar quem atribua o sedentarismo à falta de recursos para comprar equipamentos de malhar ou mesmo a inviabilidade de pagar a mensalidade da academia. Contudo, diversas modalidades e soluções podem ser adotadas frente a esse tipo de adversidade, sem comprometer rendimento ou efetividade do treino.

A atleta e musa fitness Sue Lasmar aponta que exercícios que usam o peso do próprio corpo são ideias para esse cenário, além de apresentar um grau de eficiência semelhante ou até superior ao de outras práticas. “São os chamados exercícios calistênicos, que trabalham não apenas a parte muscular como a aeróbica, de uma forma que exercitam todo o corpo por meio de exercícios combinados. Agachamentos, flexões e abdominais são alguns exemplos de ótimos exercícios nessa modalidade”, explica.

Aspectos como força, equilíbrio e condicionamento físico são exemplos de ganhos que podem ser alcançados por meio dessa modalidade de exercício físico. De acordo com a atleta, o tônus muscular pode ser um pouco mais demorado, mas ocorre da mesma forma que em academias ou outros espaços de musculação.

“Outros fatores como velocidade do movimento, número de pausas e intensidade da execução em cada sessão contam para esse ganho de massa magra. Além disso o metabolismo individual influencia no tempo que será necessário para que a hipertrofia aconteça. De qualquer forma, realizar movimentos lentos e sustentados contribuem mais para esse processo”, garante.

*Alinhamento corporal: A postura e o alinhamento corporal são primordiais para que não haja riscos de lesões durante os exercícios, em especial por sua característica de ser realizado em casa e sem a supervisão de um profissional.

Foco: A constância dos exercícios e o foco durante o treino precisam ser seguidos à risca. Durante a realização dos exercícios o ideal é que ele seja realizado de forma intensa e sem distrações.

Respeite a progressão: A intensidade do treino precisa respeitar o condicionamento físico, por isso, mesmo em casa, é importante começar com números menores de exercícios e repetições e ir aumentando o longo das semanas.

DESPEDIDA

VÍDEO: Com homenagens de cantadores, corpo do poeta Zé Morais é sepultado no Distrito de Bandarra

PREOCUPADO

VÍDEO: Candidato que discutiu com Tyrone em debate diz que recebeu ameaça de morte e pede proteção da PF

ESTÁ COM COVID-19

VÍDEO: Diretor do HRC atualiza informações sobre o quadro de saúde do apresentador Fernando Antônio

VAI ACONTECER

VÍDEO: Candidatos a prefeito de Aparecida confirmam presenças no debate da TV Diário do Sertão

Recomendado pelo Google:
error: Alerta: Conteudo Protegido !!