header top bar

section content

Mãe dentista revela como cuida dos dentes dos seus filhos e incentiva a escovação

A dentista Patrícia Bertges fala sobre os desafios do cuidado da saúde bucal dos seus filhos em casa e quais as estratégias para ensinar e motivar os seus filhos a manter a escovação correta e regular.

Por MF Press Global

11/05/2020 às 09h22

A dentista também revela que muitas vezes o hábito da escovação pode ser um desafio

Ser mãe significa estar atenta a cada detalhe e acompanhar o crescimento dos seus filhos com amor. Quando se é uma profissional da área da saúde e também é mãe, estes cuidados além de serem amplificados quando dirigidos aos próprios filhos carregam consigo uma grande dose de sentimento.

A dentista Patricia Bertges, mãe do Heitor e do Arthur, revela a importância do acompanhamento dos pais no cuidado com a saúde bucal dos seus filhos: “A saúde do corpo muitas vezes está totalmente relacionada com a saúde bucal. Por isso, cuidar da higiene dental da criança deve ser uma preocupação desde muito cedo, antes mesmo do surgimento dos primeiros dentinhos. Isso é importante para evitar problemas como a cárie, por exemplo, e deve ser feita desde o nascimento”.

Desafios e rotina

Patricia Bertges conta qual o seu procedimento com os seus filhos para garantir que estão com a saúde bucal em dia: “parto do princípio de acompanhar, ensinar, mas deixa que eles façam as coisas da forma mais independente possível. De manhã o Heitor já acorda no mesmo horário que eu e o pai dele, então fica fácil contar e ensinar a escovação, primeiramente deixando ele escovar, para criar autonomia e ir aprendendo, depois nós escovamos e nesse momento vou explicando como fazer.”

A dentista também revela que muitas vezes o hábito da escovação pode ser um desafio: “O Heitor tem 4 anos e não gosta muito da escovação, corre da gente nesse momento. Na hora do almoço almoçarmos sempre juntos, então após fazemos a escovação do mesmo jeito, primeiro ele depois eu termino. De tarde ele está com a babá é mais difícil, ela deixa ele escovar do jeito dele, e antes de dormi sempre sempre fazemos a escovação, falo muito com ele que se não escovar os ‘bichinhos’ vão ficar na boca dele, ele tem pavor de pensar nessa possibilidade.”

Cuidado com a primeira dentição

O segundo filho da dentista, Arthur, tem apenas 7 meses, mas apesar da pouca idade e dos dentes terem nascido há pouco tempo, Bertges revela que os cuidados com a higiene bucal se mantêm: “Arthur tem os dentinhos nascendo agora, por isso eu sempre depois das refeições ou mamadeira limpamos sua boquinha com uma gaze ou um paninho de boca úmido. E agora com os dentinhos já vou introduzindo as escovinhas. Lembrando que a escova tem que ter cerdas extra suaves porque os dentes ainda são muito sensíveis, por ser a primeira dentição.”

Estratégias para a escovação

A dentista conta como faz para evitar que o filho Heitor perca o interesse pela escovação: Para melhorar o interesse do Heitor na escovação comprei uma escova elétrica dos personagens que ele gosta, isso melhorou muito a dedicação dele. Além disso, o Heitor já usa fio dental também.”

Recomendado pelo Google: