header top bar

section content

Chá de tamarindo é descoberto como um ótimo aliado para a sua saúde. Confira as dicas!

Conhecer as propriedades das plantas é um grande benefício para descobrir tratamentos naturais para a saúde

Por Dicas Online

11/12/2019 às 09h02

Chá de tamarindo para a saúde (Crédito: Pixabay)

O tamarindeiro é uma árvore sul-africana, de grande porte, chegando a medir 30 metro de altura. Por ser nativo de uma região com clima quente, se adapta muito bem ao clima brasileiro. Tanto os frutos quanto as folhas dessa árvore podem ser consumidos, e o que você vai saber agora é como fazer o chá de tamarindo, preparado com as folhas, para obter seus benefícios à saúde.

Benefícios do chá de folha de tamarindo
Um dos principais benefícios do chá de tamarindo está relacionado ao tratamento do fígado. Esse órgão é um dos mais importantes do corpo humano, pois tem múltiplas funções, como metabolizar e sintetizar substâncias no organismo e protegê-lo de substâncias tóxicas. Então, veja de que forma esse chá atua nas funções hepáticas e outros benefícios que oferece ao organismo humano.

Protetor do fígado
Justamente por exercer funções tão importante no corpo é que o fígado é o primeiro a sofrer com excessos de álcool e gordura, por exemplo. Também é ele quem barra a sobrecarga de substâncias liberadas pelos medicamentos.

Então, essa função protetora desempenhada pelo fígado coloca o órgão em risco e provoca sua sobrecarga. O fígado também sofre quando há sobrepeso e obesidade, tendo as funções comprometidas pela gordura que permanece à sua volta.

O chá da folha de tamarindo é uma excelente opção para amenizar os problemas do fígado, principalmente o acúmulo de gordura. As propriedades do tamarindo ajudam na renovação do órgão em pelo menos 15 anos, quando consumido com orientação médica, na forma de tratamento natural.

Cataplasma para tratar inflamações na pele
Outro benefício é na forma de cataplasma, ou seja, as folhas são fervidas e aplicadas diretamente sobre a pele para tratar problemas como inchaço nas articulações, furúnculos, distensões, conjuntivite e hemorroidas, graças ao efeito anti-inflamatório da planta.

Vermífugo
Conforme relata o canal Autor da Própria Saúde, existem estudos científicos que apontam a eficácia do chá de folhas de tamarindo e também da casca da árvore contra os vermes intestinais.

Antibiótico natural
Diversas infecções causadas por fungos e bactérias no corpo humano podem ser tratadas usando o chá, seja com as folhas ou com a parte interna da casca do tronco da árvore. Se for uma infecção externa, pode-se aplicar o cataplasma das folhas diretamente na pele algumas vezes ao dia.

Chá de folhas de tamarindo emagrece?
Existem estudos feitos com cobaias animais que apresentam a eficiência do tamarindo para o emagrecimento. As cobaias foram alimentadas com gordura para ficarem obesas, depois receberam polpa de tamarindo durante um determinado período de tempo. O resultado foi o emagrecimento das cobaias, pois a polpa da fruta auxilia na eliminação de gordura do organismo.

Então, de fato existe uma comprovação científica de que o tamarindo emagrece, mas o efeito maior está na polpa dos frutos, e não no chá das folhas. Além do mais, deve-se levar em consideração que o organismo humano necessita de doses totalmente diferentes do que as oferecidas ao ratos de laboratório, e é preciso que a dieta de cada pessoa seja adaptada a um programa de emagrecimento com acompanhamento médico para que a fruta faça o seu efeito.

Como fazer em casa
Aprenda a fazer na sua casa, mas lembre-se que ele fará o efeito adequado quando for consumido conforme as orientações do médico, pois cada organismo tem suas particularidades e a planta pode causar reações adversas ao ser consumida junto com outros chás ou medicamentos.

Ingredientes
Folhas de tamarindo: 20 unidades;
Água: um litro.

Modo de preparo
Ferva a água e reserve.
Lave as folhas de tamarindo e coloque sobre a água fervente.
Deixe descansar por 30 minutos.
Consuma normalmente, algumas vezes ao dia, e pode escorrer as folhas para fazer o cataplasma para tratar de inflamações na pele.
As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter melhores resultados é preciso aliar o consumo do chá a um estilo de vida saudável e equilibrado.

Polpa e sementes são mais eficazes
O tamarindo oferece outros benefícios à saúde, como por exemplo no controle do colesterol e da diabetes, na eliminação de veneno por picada de cobra, tratamento de diarreia ou de prisão de ventre. Só que nesse caso a eficácia é maior se você consumir diretamente a polpa dos frutos ao invés das folhas.

Fonte: Dicas Online - https://www.dicasonline.com/cha-tamarindo/

DESABAFO

VÍDEO: Bispo critica auxílios para políticos e faz alerta sobre eleições: “Já sabemos quem não presta”

"NÃO VÃO NOS CALAR"

VÍDEO: Em ato público, coletivo de mulheres cobra justiça no caso Pâmella Bessa em Poço de José de Moura

SETEMBRO AMARELO

VÍDEO: Sociólogo diz que 9 em cada 10 suicídios podem ser evitados com ajuda profissional ou conversa

QUEBROU O SILÊNCIO

VÍDEO: Conselheiro lança chapa e fala pela primeira vez sobre rompimento com presidenta do COREN-PB

Recomendado pelo Google:
error: Alerta: Conteudo Protegido !!