header top bar

section content

Como organizar uma comemoração de fim de ano na sua empresa

7 passos simples para preparar uma comemoração de fim de ano divertida e econômica

Por Gear SEO

06/12/2019 às 15h13

Dicas de como economizar na comemoração de fim de ano

O final do ano chega e, além dos panetones e enfeites natalinos, é a época das confraternizações e festas do trabalho. Confira alguns passos e dicas para que você possa organizar uma festa econômica, aproveitando os itens funcionais do seu escritório e garantindo que todos se divirtam e encerrem bem as atividades do ano.

Defina um orçamento
Antes de poder tomar qualquer decisão sobre sua confraternização, é preciso saber a quantia disponível para ser utilizada. Esse parâmetro definirá praticamente todos os outros critérios. Sem um orçamento definido, os gastos podem exceder os limites da empresa, o que é muito prejudicial.

Quantas pessoas serão convidadas?
Ainda que esse número provavelmente não corresponderá ao número de pessoas na festa, é fundamental ter uma noção do tamanho do evento. Será preciso uma sala ou um salão de festas inteiro? Talvez até mesmo o próprio escritório pode ser o local ideal com alguns pequenos ajustes! É nesse momento que se deve decidir se os familiares também receberão o convite para participar.

O local
O local da confraternização é decisivo para o sucesso do evento. O espaço não deve ser muito pequeno, para que os convidados não se sintam desconfortáveis; nem muito grande, para que a festa não pareça vazia. Dependendo do estabelecimento, é necessário fazer a reserva com antecedência.

Caso a festa seja realizada na própria empresa, é importante organizar os móveis de forma que eles não fiquem iguais ao momento de trabalho, afinal, trata-se de uma celebração, não de uma reunião. Agrupe mesas e mova cadeiras, deixando a sala o mais livre possível no centro, para que se assemelhe a um salão. Aproveite os balcões para colocar as comidas e bebidas ou acomodar seu buffet.

Convites que criem expectativa
Para que todos possam se programar e comparecer, os convites devem ser enviados com antecedência. Convites virtuais, por e-mail, por exemplo, são uma versão mais moderna e sustentável em comparação aos de papel, e existem vários modelos gratuitos disponíveis on-line.

Além disso, é preciso manter sua confraternização na mente de seus convidados, então, não deixe de criar um evento nas redes sociais. Você pode até aproveitar os espaços de comentários e enquetes para interagir com seus convidados e perguntar sobre suas preferências de comidas, bebidas e lazer.

Comida
Nenhuma boa confraternização acontece sem uma boa comida. Uma alternativa é contratar um serviço de buffet especializado. Vários deles oferecem cardápios apropriados especialmente para esse tipo de evento, como as chamadas finger foods, que podem ser consumidas facilmente, enquanto se conversa.

É claro que existem outras opções: fazer um churrasco, encomendar comida pronta… O importante é garantir que a quantidade seja suficiente para servir a todos, e que haja variedade, para que todas as preferências sejam contempladas.

O dilema da bebida
Esse é o ponto de dilema nas confraternizações de trabalho: como oferecer bebidas alcoólicas sem incidentes? Dificilmente uma festa para adultos acontecerá sem álcool. E uma das formas de evitar constrangimentos é servir bebidas junto da comida, para que ela minimize seus efeitos. Outra possibilidade é servir essas bebidas após os discursos e amigo-secreto, ou seja, nos momentos próximos ao fim da festa, assim os convidados não correm o risco de passar algum vexame.

Entretenimento
Uma festa precisa de diversão, e existem diferentes maneiras de manter seus convidados alegres. Caso caiba no orçamento, você pode contratar uma banda ou um DJ para animar a confraternização. Porém, outras opções são: permitir que os convidados se apresentem, como em um pequeno show de talentos ou montar um karaokê com microfone e amplificador. Os organizadores podem articular um amigo-secreto e, até mesmo, um sorteio de brindes para os convidados.

Recomendado pelo Google: