header top bar

section content

Doenças e remédios que engordam: conheça o que pode estar causando o sobrepeso

Diferente do que muitos acreditam, não é só a comida que aumenta o peso. Veja quais são as doenças e remédios que engordam

Por Dicas Online

19/11/2019 às 09h15

O que pode ocasionar o aumento de peso (Crédito: Freepik)

Conheça quais são as doenças e remédios que engordam e entenda o que pode estar acontecendo. Obviamente, são muitos os casos onde o gasto calórico é menor do que a ingestão de calorias, resultado em obesidade. Porém, existem casos em que o problema é fisiológico e não de comportamento.

Doenças e remédios que engordam
Existem, sim, doenças e remédios que engordam, fazendo com que a pessoa fique acima do seu peso, mesmo se alimentando bem. Infelizmente, essas pessoas acabam sendo alvo de preconceito e comentários desmedidos, fazendo com que deixem até de acreditar em si mesmas. Algo que poderia ser evitado, simplesmente fazendo uma consulta médica para entender o que está acontecendo com seu corpo. Veja quais são as principais.

Hipotireoidismo
O hipotireoidismo “é um problema na tireoide (glândula que regula a função de órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins), que se caracteriza pela queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina)”, explica o Ministério da Saúde. Como estão a frente de muitos processos do organismo, sua redução pode sim engordar.

Ela acontece mais com mulheres do que com homens, podendo ser provocada pela falta de iodo na alimentação. Alguns dos seus sintomas são estados depressivos, batimentos lentos, prisão de ventre e ganho de peso. Além disso, pode ocorrer queda capilar, ressecamento da pele e até mesmo, aumento do colesterol. O tratamento é medicamentoso e deve ser indicado pelo seu médico de confiança.

Diabetes
Cada vez mais comum, o diabetes também pode causar o aumento de peso do paciente. Ela é causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Para reduzir as chances de desenvolver a doença, é fundamental adotar um estilo de vida saudável.

Entre os principais sintomas, estão uma fome e sede que parecem não ter fim, formigamento nos membros e até visão embaçada. Além disso, o paciente precisa ir ao banheiro muito mais vezes, podendo ter diversas infeções no trato urinário, bem como na pele, com dificuldade de cicatrização, até em cortes simples.

Depressão, estresse e ansiedade
A depressão, o estresse e a ansiedade também podem aumentar a compulsão alimentar, causando aumento de peso. Além disso, a quantidade de cortisol liberada no organismo, faz com que o corpo acabe acumulando mais gordura nos tecidos, facilitando o ganho de peso, principalmente na região abdominal.

Para tratar o problema, é fundamental ir não somente ao seu médico, mas também buscar apoio psicológico para ter ferramentas que ajudem a não sucumbir à compulsão. Atividade física é fundamental e exercícios respiratórios, florais e aromaterapia podem ajudar no processo de cura, como medidas complementares.

Anticoncepcional
Toda mudança hormonal é notada pelo seu corpo, acredite. E é claro que os anticoncepcionais não ficariam de fora. Eles são verdadeiras bombas para seu corpo, fazendo com que não apenas no metabolismo seja alterado, mas diversas funções importantíssimas. Além disso, a quantidade de estrogênio pode reduzir a de testosterona.

A testosterona ajuda a definir a musculatura e dar aquela energia extra para a prática de atividades físicas. Outro fator que ajuda no aumento de peso, é a retenção de líquidos, causada pelos anticoncepcionais. Então, sempre consulte um ginecologista de confiança, antes de escolher qual medicamento tomar, ok? Sua saúde e auto estima agradecem.

Fonte: Dicas Online - https://www.dicasonline.com/doencas-e-remedios-que-engordam/

Recomendado pelo Google: