header top bar

section content

Você só vive cansado? Confira alimentos que melhoram o cansaço e é excelente para sua saúde

Combata a fadiga do dia a dia com receitas especiais, preparadas com poderosos ingredientes

Por Dicas Online

17/11/2019 às 13h09

Alimentos bons para o cansaço (Crédito: Freepik)

As perturbações de sono e a ausência de vontade são muito comuns em todo o mundo. Isto pode acontecer porque a maioria das pessoas não cumpre as horas de sono recomendadas, trabalham muito, têm vidas apressadas, não comem bem, nem praticam exercício físico. Por isso, é natural chegarem ao fim do dia bem cansadas e saturadas e os alimentos contra cansaço podem ajudar.

Já pensou em organizar seus horários de sono, comer e se exercitar? Provavelmente sim, mas para muita gente é realmente complicado. Veja então o que a alimentação pode fazer por você, enquanto ajusta sua rotina para ter mais energia.

Alimentos para combater o cansaço
A solução para reduzir essa apatia mental e física reside na boa alimentação! Isso porque comer mal vai reduzir a capacidade do seu corpo em produzir energia para todo o dia. Por isso, quem come muita comida rápida e plástica, raramente se encontra bem nutrido! Veja quais são os melhores alimentos.

Ovos
Os ovos podem até conter uma quantidade de colesterol, mas além de ser importante para o funcionamento do corpo, essa gordura por si não é a vilã. Por outro lado, é rico em colina, que favorece a ação dos neurotransmissores, melhorando a saúde física e mental. É também composto por proteínas de alto valor biológico.

Contudo, nesta equação não entra o ovo frito! Opte por ovo mexido, omelete sem gordura, cozido, junte cheiro verde ou salsinha, por exemplo. Outro conselho é evitar comer ovo cru, pois ele é constituído por um elemento de nome avidina, que vai inibir a absorção de vitaminas do complexo B. Além disso, está também sujeito a contrair intoxicação alimentar por salmonela, por exemplo. Veja algumas sugestões de como preparar.

Alimentos integrais
A totalidade dos cereais integrais é forte em nível de vitaminas do complexo B e ácido fólico, o que favorece o sistema nervoso. Quando alguém se sente bastante fatigado e com falta de memória, é quase certo que esteja lidando com quebra na vitamina B, sobretudo a B1. Contudo, ao consumir mais destes alimentos, você estará prevenindo o cansaço!

Aquela fadiga ao final do dia provém do fato de ser nessa altura em que a insulina atinge um pico. É, na verdade, uma questão fisiológica, porém pode ser melhorada!

Por isso, pela hora do lanche, convém que ingira alimentos integrais. Assim, a glicose vai atenuar a ação da insulina nesse pico. Daí que é importante que nunca deixe o lanche de lado. Veja como preparar um lanche gostoso e integral para um dia com mais energia.

Feijão de cada dia
Este alimento poderoso e tão comum na mesa do brasileiro é rico em proteínas, vitaminas e minerais essenciais. Por exemplo, possui uma boa quantidade de ferro e vitaminas do complexo B. E esses são exatamente os nutrientes-chave para que esse alimento tão comum, seja uma ótima fonte de energia.

É importante lembrar que o ácido fítico do feijão é um forte anti-nutriente, já que se junta a certos minerais, baixando a absorção dos mesmos. Por este motivo, é fundamental colocar de molho por pelo menos 4 horas antes de cozinhar. Basicamente, ao fermentar, o ácido fítico será combatido e, dessa forma, o problema da absorção é diminuído. Veja como preparar um feijão tropeiro caprichado!

Brócolis
O brócolis tem uma forte presença de ácido fólico, garantindo assim mais energia para o seu corpo! Eles têm igualmente vitaminas de complexo B, que influenciam nas funções celulares, principalmente as relacionadas à energia. Além disso, o seu proveito antioxidante é muito benéfico, evitando o envelhecimento precoce de todo o corpo, por dentro e por fora.

Outro benefício importante desse alimento é a sua função neuroprotetora, ajudando no funcionamento adequado do cérebro. Melhor ainda, eles não têm muitas calorias, sendo uma hortaliça boa para congelar e muito fácil de refogar ou cozinhar ao vapor. Veja como preparar uma receita deliciosa com ele.

Fonte: Dicas Online - https://www.dicasonline.com/alimentos-contra-cansaco/

Recomendado pelo Google: