header top bar

section content

Cajazeirense Bertrand Lira lança seu novo filme na cidade de Sousa nesta quarta-feira

O Lançamento do filme do cajazeirense Bertrand Lita, acontecerá nesta quarta-feira (18) em Sousa

Por SHOW DIÁRIO com Assessoria

17/09/2019 às 07h52 • atualizado em 17/09/2019 às 08h56

Filme 'Seu amor de volta (mesmo que ele não queira), será lançado em Sousa

O amor perdido e a crença no poder da magia para trazê-lo de volta compõem o quadro de histórias deste longa-metragem.

O amor e suas desventuras com seus percalços tortuosos da busca pela realização amorosa são o fio condutor dos relatos que organizam a narrativa de Seu amor de volta (mesmo que ele não queira), documentário dirigido e roteirizado pelo Cajazeirense, Bertrand Lira.

“Por que essa nossa obsessão para amar e ser amado por uma pessoa que ainda nem conhecemos na sua plenitude? Seria esse desejo fruto de um condicionamento social ou uma necessidade natural já impressa no nosso DNA? Por que dependemos tanto de outra pessoa para a nossa própria realização afetivo-emocional?”

Para abordar esse universo, cartomantes e videntes são convocados para usar os seus dons metafísicos a favor dos personagens. Entre os vários personagens reais estão as atrizes Zezita Matos(Reza a lenda e Pacarrete) e Marcélia Cartaxo(A hora da estrela, O céu de Suely e Pacarrete).

O documentário tenta fazer o expectador se reconhecer nesses fragmentos de histórias e divagações que não se constituem uma narrativa acabada, mas momentos de vidas, lacunas a serem preenchidas pelo expectador a partir de suas próprias vivências, numa proposta aos modos de um filme ensaio, com um ponto de partida definido mas sem a certeza de uma chegada.

Sobre o diretor

Bertrand Lira é professor doutor do Departamento de Comunicação em Mídias Digitais e do Programa de Pós Graduação em Comunicação (PPGC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), graduado em comunicação social e mestre em Sociologia, também pela UFPB.

Realizador, dirigiu diversos documentários de curta, média e longa-metragem em super-8, 16mm e vídeo (Bom dia Maria de Nazaré, O senhor do engenho, Crias da Piollin, Homens (co-dirigido com Lucia Caus), O rebeliado e O diário de Márcia, entre outros), premiados em festivais no Brasil e no exterior, entre eles o JVC Grand Prize do 26º Tokyo Video Festival e o Excellence Award do JVC Tokyo Video festival de 2004.

Foi aluno de estágios em documentário no Atelier de Réalisation Cinématographique (VARAN) em Paris (1982 e 1986). Autor dos livros Fotografia na Paraíba: Um inventário dos fotógrafos através do retrato (1850-1950) (1997), Luz e Sombra: significações imaginárias na fotografia do cinema expressionista alemão (2013) e Cinema Noir: a sombra como experiência estética e narrativa (2015).

Serviço
Seu amor de volta (mesmo que ele não queira).
Documentário. 81min. Cor. Direção e roteiro: Bertrand Lira. Produção: Extrato de Cinema. Com William Muniz, Danny Barbosa, Zezita Matos, Marcélia Cartaxo, Afrovalter, Pai Júlio, Mãe Severina e Pai Nelito.

Quando: 18 de setembro de 2019, às 19h, na Mostra Banco do Nordeste de Cinema

Onde Centro Cultural Banco do Nordeste Sousa

Entrada Gratuita

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: