header top bar

section content

PERIGO: Sintomas de infarto em jovens são mais intensos. Confira esses sintomas e não os ignore!

O caso recente da morte do filho do ex-jogador de futebol Cafu chamou atenção a casos semelhantes

Por Angela Oliveira / Dicas Online

09/09/2019 às 08h45

Sintomas de infarto em jovens (Foto: Freepik)

Pessoas mais novas também podem sofrer ataques cardíacos, porém ocorre de forma mais intensa. Os sintomas de infarto em jovens são semelhantes aos dos idosos, por exemplo, mas tem diferenças. A principal delas é a rapidez com que acontece e a intensidade, com grandes chances de morte súbita.

De acordo com o Ministério da Saúde, “o infarto do miocárdio, ou ataque cardíaco, é a morte das células de uma região do músculo do coração por conta da formação de um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo de forma súbita e intensa”. Ele pode acontecer a qualquer idade, porém é mais comum em pessoas idosas.

Mas isso não impede que jovens, como o filho do ex-jogador de futebol Cafu, sofram do mesmo mal. Danilo Feliciano Moraes não resistiu a uma partida de futebol com os amigos e teve um infarto, caindo ao lado do campo. Faleceu ainda jovem, com apenas 30 anos de idade e gerou uma onda de apoio e carinho ao jogador e à família.

Sintomas de infarto em jovens
Danilo já acompanhava sua saúde cardíaca há algum tempo, pois tinha certas limitações de saúde. Apesar disso, era muito ativo e – não negando a genética – adorava jogar bola, reunindo os amigos em casa e aproveitando a vida. Sempre com cautela e atenção aos sinais, pois ele já tinha passado por um princípio de infarto antes.

Assim, ele já conhecia os sintomas de infarto, deixando o campo ao começar a passar mal. Infelizmente, como o infarto em jovens é mais intenso, não se teve tempo para socorrer dessa vez. Seu coração não suportou e Danilo morreu, tão novo e cheio de planos. Apesar de não ter dado tempo para ele, pode ser que conhecer os sintomas, salve outras vidas. São eles:

Dor ou desconforto no peito: é uma dor, pressão, peso, queimação ou desconforto, sentido na região peitoral. Pode também ser percebida em outras partes do corpo, como nas costas, face e braço esquerdo;
Suor frio: a pele figa fria e úmida, por causa do suor excessivo;
Palidez: a dificuldade em bombear o sangue pode causar palidez acentuada;
Falta de ar: como o coração não está bombeando o sangue corretamente, pode ocorrer falta de ar;
Desmaio: pode surgir a sensação de que vai desmaiar, com grande fraqueza em todo o corpo.
O quadro também pode acontecer sem sintomas específicos, podendo parecer até mesmo com uma dor abdominal. Isso acontece principalmente em pessoas que sofrem com diabetes ou idosos.

Causas comuns
O hospital Albert Einstein afirma que, normalmente, o infarto em jovens é causado por problemas como a obesidade, hipertensão e diabetes. Porém, há também outros fatores, como o “uso de entorpecentes, como a cocaína, e doenças autoimunes, causas genéticas ou congênitas (quando se nasce com uma doença)”.

Como os entupimentos são, em geral, em artérias de maior calibre em jovens, os casos são mais intensos. Além disso, levam partes mais extensas do músculo cardíaco, podendo inclusive levar à morte súbita. Em idosos, tudo acontece mais lenta e progressivamente, dando ao coração um maior tempo para reagir. Por outro lado, a recuperação dos jovens é mais rápida e tranquila.
Por isso é importante manter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas com acompanhamento profissional. Além disso, dar uma segurada no ritmo e procurar relaxar de vez em quando, é fundamental para a saúde do coração. Com boas práticas de vida, você garante uma juventude e velhice mais saudáveis.

Fonte: Angela Oliveira / Dicas Online - https://www.dicasonline.com/sintomas-de-infarto-em-jovens/

Recomendado pelo Google: