header top bar

section content

Falta de sexo faz mal para a saúde? Confira as consequências ao deixar essa prática de lado

O sexo pode fazer diferença no funcionamento do organismo

Por Dicas Online

04/09/2019 às 06h49 • atualizado em 04/09/2019 às 07h07

Os malefícios de não praticar o ato constantemente

Deixando de lado todas as brincadeirinhas sobre o tema, realmente a falta de sexo pode afetar a sua rotina. Existem claras vantagens em manter relações sexuais saudáveis e seguras, para corpo e mente. Elas vão desde a liberação do hormônio da felicidade no organismo, até o controle da pressão arterial e, pasme, emagrecimento.

Da mesma forma, há quem diga que ficar sem transar ajuda na concentração e até no desempenho físico em atletas. Motivo pelo qual foram criadas as concentrações antes de jogos, dizem as más línguas. Mas será que realmente há desvantagens em ficar sem relações sexuais?

A cantora Sula Miranda, por exemplo, não se importa com isso e diz que está muito bem, obrigada. Solteira desde 2007, ela optou por não ter relações sexuais, por escolha religiosa. E está muito bem, linda, vivendo a vida e saudável. Mas sim, há algumas consequências quando há menor estímulo de algumas partes do corpo.

Consequências da falta de sexo
O corpo pode sem reclamar quando há falta de relações sexuais. E não se está falando da ausência dos benefícios do sexo, como a melhoria do sistema cardiovascular, neurológico e imunológico. Mas sim de outros fatores, menos conhecidos e que podem afetar significativamente a qualidade de vida.

Efeitos psicológicos
Começando com os mais simples e óbvios, a falta de sexo (quando impedida e não intencionada), pode levar a diversos problemas. Um dos primeiros pontos a serem atingidos é a autoconfiança e autoestima da pessoa. Pode levar também a problemas de ansiedade, agressividade, estresse e até mesmo depressão, a depender da propensão.

Efeitos sobre o cérebro
Sim, ficar sem sexo pode reduzir a capacidade do seu cérebro, se comparado com alguém que o faz frequentemente. Isso porque deixar de transar leva a uma menor neurogênese, reduzindo a função cognitiva. Dessa forma, o hipocampo fica menos estimulado, fazendo até mesmo com que a memória comece a falhar um pouco mais.

Efeitos sobre os órgãos sexuais
Ninguém vai sentir menos prazer ou ter problemas de desempenho por ter ficado muito tempo sem sexo. Porém, alguns fatores podem, sim, acabar influenciando sobre o aparelho como um todo. Por exemplo, durante o sexo (especialmente na ejaculação, para o homem), há um intenso trabalho da região. Isso evita problemas futuros (incluindo na próstata), fazendo com que se mantenha mais saudável.

Efeitos na musculatura
Também a pélvis é beneficiada durante o ato sexual, podendo ser facilmente esquecida e enfraquecida. Isso porque, além do ato em si, a única forma de exercitar é com exercícios específicos, muitas vezes desconhecidos da população.

O enfraquecimento da região pode levar a problemas sérios como incontinência urinária e queda da bexiga. Então, é interessante, em caso de falta de sexo, lembrar de fazer os exercícios de Kegel ou similares, sempre com orientação.

Mas não se preocupe, pois de acordo com um estudo canadense, basta uma vez por semana para garantir efeitos benéficos para a saúde e maior felicidade. Dessa forma, se não for possível, pode buscar outros meios de conseguir resultados benéficos para o corpo. Seja através da atividade física, hobbies e até na alimentação.

Fonte: Dicas Online - https://www.dicasonline.com/falta-de-sexo/

Recomendado para você pelo google

SAÚDE PÚBLICA

VÍDEO: Mensagem Empresarial recebe especialista em saúde pública e fala de práticas integrativas do SUS

DESCONTRAÇÃO

VÍDEO: Sucesso na internet, Gleyfy Brauly e MC Nem animam o programa Xeque Mate dessa semana

ENTREVISTA EXCLUSIVA

VÍDEO: Ricardo diz que sabia de ‘inimigos’ no governo, diz que PSB estava acomodado e alerta Azevêdo

CRIMINALIDADE

VÍDEO EXCLUSIVO: Homem é brutalmente assassinato em Cajazeiras; esposa conta detalhes do homicídio