header top bar

section content

7 Doenças com sintomas nos olhos: saiba o que a sua visão diz sobre a sua saúde

Seus olhos podem revelar doenças em outras partes de corpo, aprenda a prestar atenção na sua visão

Por Priscilla Riscarolli / Dicas Online

01/08/2019 às 08h37

Oocorrem doenças com sintomas nos olhos, ou seja, doenças em partes do corpo bem longe dos olhos (Foto: Freepik)

Ter algum tipo de alteração na visão é bem comum, pois milhares de pessoas sofrem com problemas como miopia, hipermetropia, astigmatismo, catarata e conjuntivite, por exemplo. Mas, algumas vezes, ocorrem doenças com sintomas nos olhos, ou seja, doenças em partes do corpo bem longe dos olhos, mas que manifestam alguns sintomas provocando alterações no globo ocular.

Problemas de saúde que aparecem pelos olhos
Todas as partes do corpo humano estão conectadas formando um único organismo. Sendo assim, uma doença no calcanhar pode manifestar sintomas na cabeça. É por isso que existem muitas doenças com sintomas nos olhos, veja quais são e comece a prestar mais atenção nos sinais que o seu corpo envia sobre a sua saúde.

1. Colesterol alto
Quando você observa que há um anel branco leitoso ao redor da íris dos seus olhos, é bom prestar atenção nos seus hábitos de vida porque esse é um dos sintomas de colesterol alto. Se você pensava que o excesso de gordura acumulada não ia para a cabeça, agora sabe que ela também pode ficar depositada na córnea.

2. Diabetes
Quando as taxas de glicose no sangue estão muito altas e descontroladas, caracterizando o diabetes, um dos sintomas é a dificuldade de circulação sanguínea normal para os olhos. Ao longo do tempo, a pessoa que tem diabetes, mas não toma todos os cuidados necessários para manter a doença sob controle, tem grande risco de desenvolver doenças como retinopatia diabética e catarata, podendo acabar em cegueira. Os sintomas começam com pontinhos pretos na visão e visão embaçada.

3. Alergias
As alergias mais diversas manifestam sintomas em várias partes do corpo, mas os olhos e o sistema respiratório nunca escapam. Seja alergia a alimentos, perfumes, poeira, medicamentos ou outras, é bem comum sentir muita coceira, vermelhidão e inchaço nos olhos.

Os sintomas vão passar quando a crise alérgica for controlada, seja se afastando do agente alérgeno e aguardando um tempo ou tomando anti-histamínicos para alergia depois que já souber a causa das alergias e qual medicamento pode tomar sem riscos.

4. Toxoplasmose
A toxoplasmose é uma doença causada pelo parasita Toxoplasma gondii presente nas fezes dos gatos e nos alimentos mal higienizados. Além de sintomas como febre, coriza, fadiga e caroços no pescoço, a doença também causa inflamação na retina, fazendo o paciente sentir dor, vermelhidão, sensibilidade à claridade e pontos flutuantes no campo visual. Em casos avançados pode cegar. Ao perceber os sintomas da doença o paciente deve ser levado imediatamente ao hospital.

5. Doenças do fígado
Nos bebês, a icterícia é uma condição comum que deixa os olhos amarelados. Ela ocorre porque o fígado ainda não está maduro o suficiente e ele é o responsável por liberar no sangue um líquido chamado bilirrubina que tem essa cor amarelada.

Outros casos desse amarelamento nos olhos são anemia, cirrose ou hepatite. Ao perceber esse sintoma o paciente deve ser levado ao médico para uma investigação mais aprofundada.

6. Doenças reumatológicas
As doenças reumatológicas, como a atrite reumatoide, afetam as articulações de todo o corpo. Mas nem sempre o paciente com uma doença reumatológica vai sentir apenas dores nas articulações. É comum que sinta alguma alteração na visão também, apresentando vermelhidão, coceira, secura e sensibilidade à luz.

Mesmo que estiver sentindo apenas alterações na visão e nenhuma dor reumática, essa é uma das doenças com sintomas nos olhos que necessita de cuidados médicos, então é necessário agendar uma consulta para tirar a dúvida.

7. Doenças Sexualmente Transmissíveis
Quando as DST’s afetam o corpo humano, logo tratam de baixar a imunidade do organismo, fazendo surgir vários problemas no corpo. A AIDS, por exemplo, pode despertar vírus como da herpes-zóster que pode afetar a visão inflamando as estruturas das córneas e aumentando a pressão intra-ocular.

Menopausa
A menopausa não é uma doença, apenas uma fase da vida em que muitas alterações ocorrem no corpo da mulher devido às oscilações de seus hormônios. Mas é válido lembrar que um dos sintomas da menopausa é a redução da lubrificação das mucosas de todo o corpo, inclusive dos olhos, então essa pode ser a resposta para ter olhos ressecados, caso seja uma mulher com mais de 40 anos.

Fonte: Priscilla Riscarolli / Dicas Online - https://www.dicasonline.com/diagnostico-por-olhos/

Recomendado pelo Google: