header top bar

section content

Iogurte pode ajudar a prevenir o câncer de intestino

Uma boa alimentação é um dos meios de prevenir a doença

Por Dicas Online

31/07/2019 às 10h21

O laticínio ajuda no combate a doença (Foto: Freepik)

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), “o câncer de intestino abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus) e ânus. Também é conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal”.

Segundo os dados da instituição, foram mais de 36 mil casos da doença em 2018, sendo cerca de 17 mil homens e o resto mulheres. A quantidade de óbitos também impressiona, batendo a marca de quase 19 mil mortes, somente em 2017. Uma das formas de prevenir a doença é mantendo uma boa alimentação.

Deve-se evitar alimentos processados e carnes vermelhas. Além disso, adicionar alimentos ricos em fibras e que sejam minimamente processados se faz importante para o adequado funcionamento do intestino. Um poderoso alimento para isso é o iogurte natural.

Estudo afirma que iogurte ajuda a prevenir câncer colorretal
Além dos benefícios que o iogurte traz para o seu corpo, ajuda também a manter a saúde do seu intestino. Isso porque ajuda no equilíbrio da flora intestinal, protegendo assim a mucosa interna do órgão. Essa combinação faz com que se reduza as chances dessa doença oportunista se desenvolver.

Ele atua na imunidade, ajuda a desinflamar o corpo e ainda alimenta a biota do trato gastrointestinal. Dessa forma, só pode ser um excelente aliado, sendo recomendado pela sabedoria popular. Porém, não se deve basear as escolhas somente na lógica dos nutrientes, o ideal é buscar a confirmação através de estudos.

E foi o que esses pesquisadores de Harvard fizeram. O foco do estudo foi entender se o iogurte realmente fazia alguma diferença na prevenção do câncer. Para isso, analisaram os documentos do HPFS (Health Professionals Follow-up Study), que contém informações sobre pacientes. Escolheram então pessoas que realizaram a colonoscopia entre os anos de 1986 e 2012.

Durante esses anos, fizeram o acompanhamento da alimentação, estilo de vida e consumo de iogurte. Entre os 32.606 homens pesquisados, 5.811 tiveram problemas com adenomas. Comparando o consumo de iogurte e os pacientes mais ou menos propensos ao câncer, os pesquisadores chegaram a números interessantes.

Os homens que ingeriram iogurte pelo menos duas vezes por semana mostraram um intestino mais saudável. Isso porque tiveram 19% a menos de chance de ter adenomas benignos, sendo ainda mais impactante quando se tratava dos casos mais graves. Aqueles que consumiam iogurte tiveram 26% menos chances de ter adenoma maligno, reforçando a importância do alimento.

De acordo com o Ministério da Saúde, existem outros fatores que podem ajudar a reduzir as chances de desenvolver o câncer colorretal. Para isso, deve deixar o fumo de lado e evitar o consumo de álcool. O sobrepeso e obesidade também podem influenciar, assim como o consumo de alimentos hipercalóricos e carnes.

O sedentarismo também é um fator importante para o desenvolvimento da doença, devendo ser combatido. Por isso, busque uma alimentação saudável, com poucos processados e preferencialmente sem ultraprocessados, além de praticar sua atividade física favorita.

Fonte: Dicas Online - https://www.dicasonline.com/iogurte-pode-ajudar-a-prevenir-o-cancer-de-intestino/

Recomendado pelo Google: