header top bar

section content

Limão e outro ingrediente surpreendente é um mix perfeito para sua saúde

A mistura dos dois, defendida por alguns, funcionaria, dessa forma, como um combo positivo para o organismo, ajudando na boa digestão e funcionamento intestinal, além de prevenir a oxidação das células, auxiliando na prevenção de diversas doenças. Mas será que isso procede?

Por GreenMe

14/06/2019 às 08h00 • atualizado em 14/06/2019 às 09h45

O limão é um alimento reconhecidamente bom para a saúde, e o bicarbonato também.

Os benefícios do bicarbonato com limão
O limão é importante para a saúde, pois alcaliniza o sangue, estimulando o metabolismo e fortalecendo o sistema imunológico. Já o bicarbonato de sódio atua como um neutralizador, minimizando os efeitos do ácido no organismo. Nesse sentido, o bicarbonato e o limão poderiam ajudar na saúde, de modo geral, para:

Minimizar problemas estomacais, como azia, diarreia e má digestão – Graças às propriedades de ambos, a mistura funciona com um antiácido, podendo ajudar, inclusive, no refluxo;
Atuar como depurador – O limão e o bicarbonato ajudam a depurar o fígado, limpando as impurezas, além de oferecer minerais essenciais, como vitamina C e potássio;
Ajudar no controle do colesterol – A saúde cardiovascular pode ser beneficiada também, pois o limão e o bicarbonato podem auxiliar a regular do colesterol ruim, o LDL.
Prevenir pedras nos rins – Graças ao efeito alcalinizante, o limão com bicarbonato pode ajudar os rins a trabalharem melhor, por auxiliar no combate à acidose (excesso de ácido no organismo);
Combater infecções – Tendo em vista as propriedades antioxidantes e o efeito no sistema imunológico, o limão com bicarbonato pode ajudar na prevenção de doenças infecciosas, especialmente no trato urinário.

Cura câncer?
Alguns estudos mostraram que o limão pode impedir ou retardar o crescimento de células cancerígenas, e o bicarbonato pode inibir metástases espontâneas e melhorar a eficácia de remédios anticancerígenos. Porém não são pesquisas conclusivas, e existem outras que mostram o contrário: o bicarbonato não teria efeito sobre os tumores, apesar de poder retardar o crescimento nos casos de tumores menores. Ele pode ainda aumentar o crescimento de alguns tipos de câncer, como de bexiga e estômago. Ademais, seriam necessárias altas quantidades da substância para conseguir algum efeito, o que comprometeria a saúde humana.

Tendo em vista que o bicarbonato é um neutralizador, ele evitaria a ação de ácidos presentes nos alimentos, ajudando no emagrecimento. Segundo alguns, contribuiria ainda para ajudar a desinchar, atuando no organismo na eliminação dos líquidos.

Quanto e quando se costuma usar?
A receita mais comum é misturar 1 colher de chá de bicarbonato e meio limão em um copo de água mineral e tomar em jejum, pela manhã, alternando 2 semanas de consumo, com 2 semanas sem consumir. No entanto, o recomendado é sempre consultar um médico antes de fazer qualquer suplementação.

O que dizem os especialistas
Os médicos, no geral, tendem a desaconselhar o uso do bicarbonato de sódio junto com o limão. Segundo a gastroenterologista Denise de Carvalho, essa mistura não é necessária, pois as pessoas já têm ácido no estômago e não precisam de elementos adicionais. Além disso, o bicarbonato acaba neutralizando o ácido do limão, tornando a mistura ineficaz. E o excesso da substância pode alterar o PH gástrico, causando prejuízos à saúde.

Já o médico Juliano Pimentel lembra que o limão, individualmente, faz muito bem e deve ser consumido, de preferência com um pouco de sal, pois isso ajuda a melhorar o macrobiótica intestinal. Porém a mistura com bicarbonato de sódio não é indicada, principalmente por que o bicarbonato é rico em sódio, o que é ruim para o organismo. Ele ressalta ainda que a suplementação deve ser sempre responsável e indicada por profissionais.

Contraindicações e cuidados
Por ser uma mistura rica em sódio, a água com bicarbonato e limão não deve ser consumida por pessoas hipertensas ou que tenham problemas cardíacos. Além disso, o excesso no consumo pode provocar efeito inverso, prejudicando a saúde do organismo, principalmente o equilíbrio intestinal.

Fonte: GreenMe - https://www.greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/8102-bicarbonato-com-limao

Recomendado pelo Google: