header top bar

section content

20 alimentos que você deve consumir para manter a saúde em dia e prevenir doenças graves

Fizemos uma seleção muito especial: os 20 melhores alimentos para você manter a saúde em dia.

Por Cura pela Natureza

02/06/2019 às 14h00 • atualizado em 02/06/2019 às 14h09

O médico e nutrólogo Lair Ribeiro relata em muitos de seus estudos a importância dos alimentos para prevenir e até eliminar doenças.

Alimentação saudável talvez seja um dos temas mais abordados aqui, no Cura Pela Natureza.

A polêmica dos alimentos que realmente fazem bem para saúde ou não, o que pode e o que não pode ser consumido, ou o que devemos evitar é uma constante por aqui.

Há quem diga que ‘’somos o que comemos’’.

O doutor Joel Fuhrman, autor do livro Superimunidade, por exemplo, afirma que “quando nós ingerimos alimentos saudáveis, nos tornamos saudáveis; quando não os ingerimos, desenvolvemos doenças. Basicamente, somos feitos dos alimentos que comemos”.

O médico e nutrólogo Lair Ribeiro relata em muitos de seus estudos a importância dos alimentos para prevenir e até eliminar doenças.

Diante disso, nesta matéria, vamos mostrar a você uma lista completa com os principais alimentos que são, mesmo, aliados da saúde e promovem longevidade de verdade.

Mas, antes de escolher os alimentos que você vai comer, pense que uma dieta verdadeiramente saudável é aquela balanceada, variada, colorida.

Vamos à lista, anote aí:

1. Ovo
O ovo é fonte de proteína, ferro, vitaminas do complexo B (importantes para produção de energia), carotenoides, antioxidantes, entre eles a luteína e a zeaxantina – que ajudam a prevenir degenerações nos olhos, e colina, nutriente importante para a memória.

2. Óleo de coco
Segundo revelaram estudos científicos recentes, o óleo de coco balanceia os níveis do bom colesterol (HDL) no sangue. Além disso, auxilia na perda de peso, ajuda a diminuir a compulsão por carboidratos, aumenta o sistema imunológico, faz a medula óssea fabricar mais células brancas de defesa, além de atuar como anti-inflamatórios.

3. Frutas
Abuse de laranja, mexerica, abacaxi, limão, caju e kiwi.

Essas frutas cítricas são ricas em vitamina C (importante antioxidante que fortalece o sistema imune e previne envelhecimento precoce).

Esse nutriente é fundamental na formação do colágeno, proteína que dá elasticidade e firmeza à pele e, além disso, aumenta a absorção de ferro, combatendo a anemia.

Já as frutas vermelhas (morango, goiaba, amora, framboesa) possuem antioxidantes (antocianinas e flavonoides) capazes de evitar o envelhecimento precoce, reduzir o risco de diabetes, câncer e doenças cardíacas.

4. Frutas secas
Nas frutas secas (ou desidratadas) a água é retirada, mas o valor nutricional delas continua o mesmo.

O damasco é rico em vitamina A, benéfica para saúde ocular; a banana-passa possui vitaminas A e do Complexo B, magnésio, potássio, fósforo e zinco, que fortalece o metabolismo ósseo.

A Tâmara é rica em potássio, sendo indicada para hipertensos, e a ameixa seca é rica em fibras que auxiliam o intestino.

5. Azeite de oliva
O famoso azeite de oliva ajuda na redução do colesterol e previne doenças cardíacas.

É fonte de ômega 3, auxilia na prevenção do câncer, além de ser bom para o cérebro e para a memória.

Atenção às dicas importantes na hora de comprar azeite: escolha sempre os azeites vendidos em vidros escuros (isso evita a oxidação), opte sempre pelos extravirgens e evite os que vêm enlatados, pois a lata pode liberar metal pesado nocivo à saúde.

6. Linhaça
Além de ser rica em ômega 3, a linhaça possui muitas fibras.

As lignanas, substâncias semelhantes ao estrógeno, estão relacionadas à proteção contra o câncer de mama e saúde dos ossos das mulheres.

7. Quinoa
Por causa do seu alto valor nutricional, ela foi selecionada pela Nasa para integrar a alimentação dos astronautas em voos espaciais de longa duração.

Rica em proteínas, é fonte de carboidrato de baixo valor glicêmico, fonte de vitaminas B1, B2, B3, B6, C e E, minerais como: ferro, cálcio e fósforo, além de possuir lisina (que é responsável por ajudar a fortalecer a imunidade e melhorar a memória).

E isso tudo sem conter glúten.

8. Chia
Quem pretende emagrecer deve investir na chia.

Ela ajuda na perda de peso, controla a glicemia e o colesterol e fortalece o sistema imunológico.

Contém ainda proteínas, aminoácidos essenciais, carboidratos de baixo índice glicêmico e antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce, além de boas doses de magnésio, zinco, cálcio, ferro e vitaminas do complexo B.

9. Batata-doce
Além de muito gostosa, a batata-doce é rica em betacaroteno e vitamina A.

Auxilia no sistema imunológico e é boa fonte de fibras e potássio.

Estudos sugerem que a batata-doce ajuda a deixar a pele mais bonita, além de auxiliar no emagrecimento, no controle do diabetes e no fortalecimento do sistema imunológico.

10. Beterraba
A beterraba é um alimento maravilhoso.

De baixo valor calórico, sua cor vermelha é devido à presença de betaína, que ajuda na saúde cardiovascular.

Excelente fonte de fibra dietética que ajuda na digestão, possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, é fonte de vitamina C e B6, fósforo, cálcio, magnésio, zinco, riboflavonóides e tiamina.

11. Plantas da família das brássicas ou crucíferas (brócolis, couve-flor, repolho, rabanete, couve-de-bruxelas, nabo e rabanete)
Além de vitaminas, minerais e fibras, essas hortaliças apresentam fitoquímicos bioativos que podem prevenir vários tipos de câncer”.

12. Leguminosas
Feijões, ervilha fresca, lentilha e grão-de-bico são ricos em ferro, vitaminas do complexo B, proteínas, potássio (essencial na contração muscular) e fibras (que regulam o intestino e ajudam no controle da glicemia e colesterol sanguíneos).

13. Chá verde e branco
Os chás branco e verde são ricos em polifenóis catequinas, particularmente a epigalocatequina galato (EGCG).

A EGCG é um poderoso antioxidante que, além de inibir o crescimento de células cancerígenas, é capaz de destruir células cancerosas sem danificar os tecidos saudáveis.

14. Gengibre
Muito usado na culinária (e também na medicina asiática), possui ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório.

15. Oleaginosas
Castanhas, nozes e amêndoas contêm gorduras boas que protegem o coração, melhoram o trânsito intestinal, são ricas em vitamina e ajudam no emagrecimento por dar saciedade e conter substâncias anti-inflamatórias.

16. Cacau (chocolate amargo a partir de 70%)
Alimento funcional, possui vitaminas e minerais, como potássio e cobre, que ajudam a melhor a saúde cardiovascular, além de ser fonte de ferro, cálcio e magnésio.

Tem propriedades antidepressivas e antioxidantes.

17. Açafrão/cúrcuma
Possui propriedades de regeneração do cérebro e já foi apontado como benéfico para casos de mal de Alzheimer.

Auxilia na prevenção do Parkinson, de câncer, aumenta a imunidade, além de ser um poderoso anti-inflamatório.

18. Arroz integral
Possui mais nutrientes que o arroz branco, é fonte poderosa de fibras, ajuda a diminuir as células gordurosas abdominais, além de ser benéfico para o coração.

O arroz integral ajuda também a regular os níveis de açúcar no sangue e o sistema digestivo.

19. Aveia
É fonte de vitaminas B1, B2 e E, além de minerais como ferro e zinco.

Também é fornecedora de fibras solúveis, o que prolonga a sensação de saciedade por mais tempo.

A aveia também se relaciona com o controle da pressão arterial e do açúcar no sangue.

20. Abacate
O abacate é rico em uma gordura muito saudável, excelente para a saúde do coração.

É boa fonte de vitamina E, o que ajuda a combater o envelhecimento precoce.

Contém luteína, que serve de proteção contra doenças oculares como catarata e degeneração macular, a principal causa de cegueira na velhice.

E antioxidantes que aumentam a imunidade e protegem nosso corpo contra o câncer.

Fonte: Cura pela Natureza - https://www.curapelanatureza.com.br/20-alimentos-que-voce-deve-consumir-para-manter-a-saude-em-dia/

Recomendado pelo Google: