header top bar

section content

Chocolate tem propriedades anticancerígenas que te ajudam a combater e prevenir o câncer

O chocolate é um alimento que tem a capacidade de nos ajudar a combater o estresse e aumentar nosso bem-estar através da produção de endorfinas.

Por Melhor com Saúde

04/04/2019 às 08h02 • atualizado em 04/04/2019 às 08h36

Os chocolates comerciais podem manter algum grau de antioxidantes presentes na semente de cacau

Vamos ver quais são as propriedades anticancerígenas do chocolate, um alimento saboroso e nutritivo e talvez o doce mais popular em todo o planeta Terra.

O destaque deste produto é que ele possui propriedades benéficas para a saúde. Longe do que muitos poderiam imaginar, o chocolate tem componentes úteis para a prevenção do câncer.

Esta característica peculiar se deve principalmente ao seu componente primário: o cacau. A seguir vamos ver tudo sobre o cacau e sobre os benefícios que o chocolate nos traz.

O cacau e seus poderosos antioxidantes
Sendo composto principalmente por cacau, o chocolate possui quatro antioxidantes e todos eles contribuem para a proteção do sistema imunológico:

Catequinas
Flavonoides
Procianidinas
Resveratrol

O importante é que se sabe que todas essas substâncias são essenciais quando se trata de proteger as células do corpo humano. Devemos lembrar que o câncer é precisamente uma doença celular.

A chave de todos esses antioxidantes está na ação que eles exercem contra os radicais livres.

O que são os radicais livres?
Nosso corpo é composto por células e átomos que se relacionam entre si em cada processo químico. Por essa razão, quando um átomo forma uma ligação fraca, cria-se um radical livre.

Basicamente, o problema com os radicais livres é que eles aceleram a oxidação e o envelhecimento do organismo a nível geral. Em outras palavras, os radicais livres favorecem a deterioração do organismo.

Nesse sentido, os radicais livres aceleram a deterioração do sistema cardiovascular e permitem a ocorrência de isquemia. Eles também podem promover o surgimento do câncer.

Algumas formas de câncer, como o câncer de esôfago e boca, podem surgir pontualmente pela ação dos radicais livres. Este tipo de átomo danifica e destrói as células.

O chocolate ao resgate das nossas células e defesas
É precisamente aqui que intervêm os antioxidantes presentes no cacau. Acontece que essas substâncias têm a função de fazer frente aos radicais livres, protegendo as células de seu efeito devastador.

O sistema imunológico é fortalecido precisamente pela proteção dessas substâncias. Desta forma, é possível evitar o envelhecimento das células e dos órgãos e sistemas do organismo humano.

As propriedades anticancerígenas do chocolate fazem deste alimento um escudo protetor para a maior parte da nossa composição celular.

A epicatequina e o seu poderoso efeito anticancerígeno
A epicatequina é outro poderoso antioxidante que ajuda a reverter os processos cancerígenos. Os especialistas afirmam que esta molécula é capaz de neutralizar as células cancerígenas que estão no organismo.

Se há um alimento que é rico em epicatequina, é precisamente o cacau. Por isso, atualmente fala-se muito sobre as propriedades anticancerígenas do chocolate.

O chocolate amargo é muito mais rico em antioxidantes
Em geral, os chocolates comerciais podem manter algum grau de antioxidantes presentes na semente de cacau. Mas a maioria desses produtos passa por processos de purificação e fabricação nos quais grande parte da substância benéfica é perdida.

Entre os diferentes tipos de chocolate, o chocolate amargo é uma fonte rica de catequinas, flavonoides, procianidinas e, é claro, a tão benéfica epicatequina.

A verdade é que, desde que o produto final seja mantido o mais escuro e natural possível, ele manterá uma quantidade e uma qualidade maior de antioxidantes. Entre todas as escolhas possíveis, a melhor opção é comer cacau em pó.

As propriedades anticancerígenas do chocolate não o transformam em um medicamento
Mesmo que as propriedades anticancerígenas do chocolate já estejam comprovadas, isso não significa que devemos entender a ingestão desse doce como se fosse um medicamento potente.

Seu consumo contribuirá modestamente para a prevenção e tratamento da doença. Obviamente, tudo o que soma para nossa saúde nunca deve ser descartado. Infelizmente costumamos encontrar versões muito açucaradas, e como sabemos, o açúcar é prejudicial para a nossa saúde.

Embora tenha alguns benefícios, este produto alimentar não é capaz de substituir os tratamentos médicos implementados na luta contra o câncer. Além disso, não devemos exagerar quando se trata de comer chocolate ou outros tipos de doces.

Quando for ao mercado, é melhor escolher um chocolate de qualidade, com o maior percentual de cacau possível e sem adição de açúcares. O bom é que já sabemos que este alimento delicioso pode trazer benefícios consideráveis para a nossa saúde.

Fonte: Melhor com Saúde - https://melhorcomsaude.com.br/propriedades-anticancerigenas-do-chocolate/

Recomendado pelo Google: