header top bar

section content

3 utensílios de cozinha que podem trazer muitos prejuízos para a saúde

Sabe aquele item que você usa há muito tempo e não lembra de trocar? Você vai repensar suas atitudes em relação a eles depois desta reportagem

Por IG

14/02/2019 às 09h15

Alguns utensílios de cozinha podem colocar a sua saúde em risco quando não são utilizados corretamente; veja quais são

Inofensivos à primeira vista, alguns utensílios de cozinha do dia a dia podem colocar a saúde em risco quando usados de forma errada. Nesse sentido, é importante prestar atenção no tempo de validade do itens e saber como higienizá-los corretamente para evitar expor a família ao risco de doenças e infecções.

Para ajudar nesse processo, João Pedro Lucio, coordenador técnico da franquia de serviços Maria Brasileira, lista três utensílios de cozinha que precisam da atenção dos consumidores. Você imagina quais são?

Utensílios de cozinha que podem fazer mal à saúde

Três itens pedem atenção especial. Veja os detalhes e proteja-se:

A tábua de corte, assim como outros utensílios de cozinha, pode colocar a sua saúde em risco; leia e veja as razões

1 . Tábua de corte

A tábua de corte, assim como outros utensílios de cozinha, pode colocar a sua saúde em risco; leia e veja as razões
As tábuas de madeira e de plástico são práticas e oferecem facilidade no corte dos alimentos. Entretanto, são as mais perigosas à saúde. “Os cortes que os materiais sofrem facilitam a aderência de restos de alimentos, além de proporcionarem um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias “, diz o especialista.

Para evitar complicações, o processo de limpeza é de extrema importância para eliminar as bactérias do utensílio. Para isso, o ideal é lavá-lo com água corrente e sabão neutro e, depois, deixá-lo de molho no vinagre por cinco minutos. Em seguida, o item deve ser seco com um papel toalha e armazenado em um ambiente arejado. Quando estiver desgastado, é a hora de comprar um novo.

As mais indicadas para uso, por sua vez, são as fabricadas em vidro, bambu e polietileno. “A única questão negativa da tábua de vidro é que o atrito com o material tira o corte da faca, que precisará ser afiada com maior frequência. Esses os materiais podem ser lavados apenas com água e detergente, possuem grande durabilidade e não riscam”, garante João Pedro.

2. Potes de plástico

Alguns materiais de potes de plástico não são recomendados para serem usados nos utensílios de cozinha; veja motivo.

Você sabia que a forma como os alimentos são armazenados é crucial para garantir a durabilidade deles? É por isso que os potes de vidro são os mais indicados para a utilização. “Eles são fáceis de higienizar, não reagem ao contato com a comida ou com o calor e podem ser refrigerados sem preocupações”, afirma.

A atenção precisa ser redobrada com os recipientes de plástico. Isso porque o material conhecido como bisfenol-A ou BPA libera toxinas quando entra em contato com alimentos e bebidas, trazendo prejuízos à saúde. “É preciso se atentar à qualidade do produto e ao seu prazo de validade. Um pote de plástico que foi lavado inúmeras vezes acaba ficando com rasuras causadas pela esponja, o que contribui para o armazenamento de resíduos”, adverte.

3. Esponja de lavar louça

A esponja de lavar louça é mais um item que integra a lista de utensílios de cozinha que podem fazer mal à saúde; veja.

De nada adianta tomar cuidado apenas com os itens de cozinha e esquecer da higiene da esponja de lavar louça . Afinal, você sabia que, após 15 dias de uso, ela acumula 680 milhões de fungos e bactérias? É isso mesmo! Diante desse dado assustador, o ideal é que o item seja trocada a cada duas semanas.

Além da troca frequente, é necessário também higienizá-la após o uso. E, para isso, não basta lavá-la na torneira. É necessário realizar um dos três métodos de higienização para garantir que esse mais esse da lista de utensílios de cozinha esteja adequado para o próximo uso, sem trazer contaminações e prejuízos à saúde.

Fonte: IG - https://delas.ig.com.br/casa/2019-01-02/utensilios-cozinha-risco-saude.html

Recomendado pelo Google: