header top bar

section content

PERIGO! Pesquisa revela alta quantidade de substância cancerígena em fio dental

Para a pesquisa realizada por eles, foram medidas 11 tipos de PFAS em amostras de sangue de 178 mulheres.

Por Cura pela Natueza

18/01/2019 às 08h21

Fio dental e uma substancia cancerígena

Quem imagina que ao passar fio dental nos dentes está na verdade tendo contato – perigoso – com substâncias perfluoroalquiladas (PFAS), que são altamente cancerígenas?

Pois é verdade.

Há uma marca de fio dental que é a mais contaminada delas, segundo reportagem publicada no jornal USA Today.

Os químicos PFAS têm forte ligação com os cânceres renal, de testículo, de próstata e de mama, com doenças da tiroide e colesterol alto, diminuição da fertilidade e problemas no sistema imunológico.

Além de tudo isso, também provocam baixa contagem de espermatozoides, tamanho menor do pênis, doenças metabólicas como obesidade e diabetes, resposta vacinal reduzida, colite ulcerativa, afetam o crescimento, a aprendizagem e o comportamento de bebês e crianças mais velhas, diminuem a chance de uma mulher engravidar e interferem com os hormônios naturais do corpo.

Isso é o que revelam pesquisadores do Silent Spring Institute, em Newton, Massachusetts, e do Public Health Institute, em Berkeley, Califórnia.

Para a pesquisa realizada por eles, foram medidas 11 tipos de PFAS em amostras de sangue de 178 mulheres.

As mulheres que usaram o fio dental Oral-B Glide revelaram níveis mais altos de um tipo de PFAS chamado PFHxS (ácido perfluorohexanossulfônico) no corpo em comparação com aquelas que não usaram.

Para ter certeza dos resultados, os investigadores analisaram 18 marcas de fio dental – incluindo três produtos da linha Glide – para identificar a presença de fluoreto, um marcador PFAS.

Os resultados foram publicados na revista Journal of Exposure Science & Environmental Epidemiology.

O fio dental Oral-B Glide é feito com produtos químicos PFAS tóxicos, compostos semelhantes aos utilizados na polêmica Teflon.

Mas o que são produtos químicos PFAS e por que são uma preocupação para a saúde pública?

Produtos químicos PFAS são substâncias químicas à prova de água e gordura.

Eles são encontrados em embalagens de alimentos, como sacos de pipoca, carpetes e roupas resistentes a manchas, equipamentos de camping, panelas antiaderentes e alguns produtos de cuidados pessoais.

A substância é resistente e por isso é ainda mais perigoso ficar exposto a ela durante toda a vida, porque ela continuará se acumulando no nosso corpo.

Por isso, é muito importante evitar TODOS os produtos que contenham químicos perfluorados (PFAS).

Uma dica para identificá-los é: pense que todas as coisas à prova de gordura, à prova d’água e à prova de manchas possuem PFAS.

Então, evite roupas e carpetes à prova de manchas e panelas antiaderentes.

Outra dica fundamental: evite comprar produtos de higiene pessoal com a frase “fluoro” ou “perfluoro” na lista de ingredientes.

Atenção especial aos esmaltes de unha, fio dental e creme de barbear.

E mais!

Os produtos químicos PFAS aderem às partículas de poeira.

Então, quanto mais poeira você tiver em sua casa, maior a probabilidade de ter PFAS no ar que você respira.

Mantenha a casa sempre limpa!

E o que disse a Oral-B sobre a descoberta dos pesquisadores?

Em uma mensagem ao jornal americano USA Today na quinta-feira, a fabricante declarou que não encontrou nenhuma das substâncias detectadas no estudo em seu fio dental.

“A segurança das pessoas que usam nossos produtos é nossa maior prioridade. Nosso fio dental passa por testes de segurança completos e nós apoiamos a segurança de todos os nossos produtos”, disse a empresa.

Fonte: Cura pela Natueza - https://www.curapelanatureza.com.br/post/01/2019/pesquisa-revela-alta-quantidade-de-substancia-cancerigena-em-fio-dental

Recomendado pelo Google: