header top bar

section content

Saiba por quê a água de coco é ótima para a saúde em 11 benefícios

Entre os inúmeros benefícios da água de coco, estão o fato de ela ser extremamente rica em sais minerais e apresentar baixíssimo teor calórico

Por Ativo Saúde

21/12/2018 às 09h32 • atualizado em 21/12/2018 às 10h40

Quais são os benefícios de beber água de coco

Apesar de ser relacionada à praia e aos dias de verão, a água de coco tem marcado presença na alimentação fitness e saudável e se tornado cada vez mais popular no mundo todo. Entre os inúmeros benefícios da água de coco, estão o fato de ela ser extremamente rica em sais minerais e apresentar baixíssimo teor calórico. Isso torna a bebida em uma ótima opção para se refrescar e hidratar o corpo em dias quentes ou após o exercício.

Em apenas um copo de água de coco (200ml), você vai encontrar 44 calorias, com 11g de carboidratos – aproximadamente 3% a menos do que as outras bebidas esportivas – 24mg de sódio, 20mg de magnésio e o incrível índice de 322mg de potássio.

1. Nutrição da pele e cabelo
Por ser uma rica fonte de agentes antioxidantes (incentivando a eliminação das toxinas do organismo), mantém a pele com aspecto jovial. O líquido também é bem nutritivo para aplicação tópica e ajuda no controle da oleosidade, combate fungos e hidrata a pele e as madeixas.

2. Redução de peso
Por mais que a água de coco não confira saciedade por não ter quantidades significativas de fibras alimentares, é um líquido de baixa caloria e que ajuda a desintoxicar o organismo. Você pode usar para adoçar sucos em substituição ao açúcar e, desta forma, consumir bebidas mais lights.

3. Redução da pressão arterial
O grande nível de potássio presente na água de coco neutraliza o efeito do sódio no corpo, ajudando a baixar a pressão arterial. Isso acontece porque ele é um mineral que incentiva a dilatação das paredes dos vasos sanguíneos por conta do aumento na eliminação do sódio através da urina.

Há estudos que comprovam que o consumo de a água de coco por aproximadamente duas semanas reduz significativamente a pressão arterial.

4. Melhora no funcionamento dos rins
Sabemos que quanto mais se produz de urina em nosso corpo, maior é a quantidade de cristais expelida pelo corpo, levando a uma prevenção do quadro de cálculo renal.

Como a água de coco também é água, ao chegar ao sangue, contribui para retirar toxinas e estimula o funcionamento dos rins, fazendo com que nosso sistema urinário funcione melhor.

5. Controle de colesterol
A água de coco auxilia no controle do colesterol alto. O consumo regular de água de coco contribui com a diminuição das placas de ateroma nas artérias, baixando o colesterol e melhorando o funcionamento do coração.

É importante lembrar que não é um tratamento, e sim uma complementação para tal.

6. Desintoxicação
Para que se tenha um organismo saudável e com o melhor funcionamento possível, é importante estar sempre hidratado e com os nutrientes necessários para melhorar sua qualidade de vida.

A água de coco, além de ter sua composição majoritariamente em água, tem nutrientes que são muito próximos aos que precisamos em nosso sangue. Desta forma, ela ajuda na rápida reposição de fluídos, além de eliminar as toxinas indesejadas.

7. Redução de estresse e tensão muscular
Na composição da água de coco, podemos encontrar cálcio e magnésio, ambos muito importantes para o relaxamento muscular e para diminuição do estresse. A ingestão adequada de cálcio, por exemplo, ajuda a relaxar a musculatura lisa, como o músculo cardíaco ajudando a prevenção de ataques cardíacos.

Inclusive, a ingestão de cálcio ajuda a relaxar os vasos capilares e reduzir a queda. O magnésio, por sua vez, auxilia o sistema nervoso parassimpático, assim como a liberação de serotonina, fazendo com diminua o estresse e aumente o bem estar.

8. Melhora na digestão
Como a água de coco é muito boa enquanto hidratante e auxilia na limpeza do esôfago, ela acalma a irritação causada pelos ácidos estomacais, diminuindo a indigestão. Além disso, ela é importante para diminuir quadros de azia e refluxo, fazendo seu sistema digestivo funcionar de forma mais adequada.

9. Prevenção de doenças
Estudos apontam que pouco mais de 30% das pessoas consomem a quantidade necessária diária de magnésio. A água de coco é uma rica fonte de magnésio, contendo em um copo, aproximadamente, 14% do valor necessário para um dia. Suas propriedades previnem doenças como osteoporose e asma.

10. Tratamento de candidíase
Como o coco tem função fungicida, a ingestão da água de coco ajuda no tratamento para equilibrar a flora vaginal e controlar a candidíase. O óleo de coco aplicado topicamente também pode ajudar no tratamento.

11. Melhor funcionamento cerebral e do sistema nervoso
Além de ser uma importante fonte de magnésio, a água de coco também tem uma quantidade relevante de potássio. Potássio é uma das mais importantes substâncias para o sistema nervoso funcionar bem, assim como o cérebro. Consumindo água de coco com regularidade, é possível suprir mais de 13% da necessidade diária, com apenas um copo.

Quem não pode tomar água de coco
Ela pode ser maléfica para pessoas com problemas crônicos como diabetes, por sua alta concentração de carboidratos e de sódio.

Industrializada ou natural?
Apesar de ter a água de coco em caixinhas como uma opção melhor do que muitas outras bebidas que existem no mercado, não dá para dizer que é tão bom quanto consumir a água direto do coco.

Mesmo sendo uma bebida de muito boa qualidade, em diversas marcas, a água de coco natural é imbatível quando se pensa no consumo adequado da bebida. Grandes marcas recentemente tiveram suas águas de coco (de caixinha) alteradas em quantidade de alguns eletrólitos, como potássio e sódio.

Outro fator importante para levar em conta em sua escolha, é o de a água industrializada ter conservantes, estabilizantes e, às vezes, até aromatizantes sintéticos que não agregam nenhum valor à saúde.

Fonte: Ativo Saúde - https://www.ativosaude.com/beneficios-dos-alimentos/beneficios-da-agua-de-coco/

Recomendado pelo Google: