header top bar

section content

Melhora da memória está entre os benefícios do sexo, aponta estudo

De acordo com o estudo, ter a vida sexual ativa estimula o funcionamento da área do cérebro que processa alguns tipos de memória, mas isso deixa de acontecer conforme a idade avança e não previne a demência

Por IG

04/06/2018 às 09h29

ara o estudo, os participantes foram questionados sobre hábitos alimentares e de sono, além de detalhes da vida sexual, como a frequência com a qual beijavam e se envolviam em experiências íntimas. Além disso, eles realizaram testes de memória no início e no final do estudo, o que mostrou que as pessoas com a vida sexual mais ativa têm mais facilidade em lembrar-se de eventos recentes. De acordo com os pesquisadores, isso acontece porque o sexo estimula a formação de neurônios no hipocampo, área do cérebro que também processa a memória episódica (acontecimentos, datas, etc). Esta não é a primeira vez que a vida sexual é associada a uma melhora na atividade cerebral , mas, agora, os cientistas também descobriram outra coisa: isso não dura para sempre. Conforme a idade avança, esse benefício do sexo deixa de fazer diferença e não previne a demência, por exemplo. Efeitos imediatos do sexo duram mais de um dia Além dos efeitos que manter a vida sexual ativa tem a longo prazo, há também os efeitos imediatos do sexo. De acordo com outro estudo, apesar de o ápice do bem-estar físico e emocional ser durante a relação, esses benefícios do sexo para o humor e o relaxamento se mantêm por 48 horas , tanto para a mulher quanto para o homem. (Foto: Shutterstock)

Se engana quem pensa que os benefícios do sexo param no prazer momentâneo que as pessoas sentem quando chegam ao orgasmo. De acordo com estudos e especialistas , ter uma vida sexual movimentada exercita os músculos pélvicos – algo que é indicado para prevenir incontinência urinária e facilitar a recuperação da vagina pós-parto –, reduz níveis de estresse e ansiedade, melhora a qualidade do sono e até o sistema imunológico.

De acordo com um estudo recente, porém, os benefícios do sexo são ainda mais extensos do que se imagina, podendo até influenciar no funcionamento do cérebro e na memória. O levantamento em questão foi feito por pesquisadores da University of Wollongong, na Austrália, e examinou dados das vidas de 6 mil adultos com mais de 50 anos durante um período de dois anos. Após análise, a equipe encontrou uma diferença considerável entre o raciocínio de pessoas sexualmente ativas e o das que não faziam sexo.

Para o estudo, os participantes foram questionados sobre hábitos alimentares e de sono, além de detalhes da vida sexual, como a frequência com a qual beijavam e se envolviam em experiências íntimas. Além disso, eles realizaram testes de memória no início e no final do estudo, o que mostrou que as pessoas com a vida sexual mais ativa têm mais facilidade em lembrar-se de eventos recentes.

De acordo com os pesquisadores, isso acontece porque o sexo estimula a formação de neurônios no hipocampo, área do cérebro que também processa a memória episódica (acontecimentos, datas, etc). Esta não é a primeira vez que a vida sexual é associada a uma melhora na atividade cerebral , mas, agora, os cientistas também descobriram outra coisa: isso não dura para sempre. Conforme a idade avança, esse benefício do sexo deixa de fazer diferença e não previne a demência, por exemplo.

Efeitos imediatos do sexo duram mais de um dia
Além dos efeitos que manter a vida sexual ativa tem a longo prazo, há também os efeitos imediatos do sexo. De acordo com outro estudo, apesar de o ápice do bem-estar físico e emocional ser durante a relação, esses benefícios do sexo para o humor e o relaxamento se mantêm por 48 horas , tanto para a mulher quanto para o homem.

Fonte: IG - http://delas.ig.com.br/amoresexo/2018-05-24/beneficios-do-sexo-memoria.html

Recomendado pelo Google: