header top bar

section content

4 alimentos que ajudam a reduzir o colesterol

Quer você esteja ou não tomando medicação para controlar os níveis de colesterol, há alimentos que podem ajudá-lo nesta tarefa

Por Ana Maria

17/12/2016 às 10h12

© ISTOCK

O colesterol tem uma fama ruim, no entanto este lipídio é fundamental para o organismo, pois cria uma membrana plasmática que regula a entrada e saída de substâncias nas células. Além disso, ele é imprescindível para a formação de tecido nervoso e da bílis e para o funcionamento do cérebro, uma vez que faz parte das sinapses entre neurônios.

O problema jaz no excesso de colesterol, sobretudo quando nos referimos ao colesterol ‘ruim’ (LDL), que fica acumulado nas paredes das artérias formando uma placa que dificulta a circulação do sangue e que pode provocar graves problemas cardiovasculares.

Fazer algumas mudanças na alimentação é o primeiro grande passo para quem precisa reduzir o colesterol e, felizmente, há alguns alimentos que podem ajudar nesta luta.

O site El Confidencial destaca os quatro melhores alimentos para “baixar” o colesterol.

Legumes e leguminosas. Um estudo revela que a ingestão diária de 130 gramas de legumes ou leguminosas consegue reduzir em 5% os níveis de colesterol ‘ruim’ em pessoas que tinham níveis altos.

Legumes © ISTOCK

Azeite. Os benefícios do azeite já são vastamente conhecidos e vários estudos concluem que seguir uma dieta mediterrânea rica em azeite extra virgem diminui em 30% o risco de sofrer de ataque cardíaco em comparação com uma dieta pobre em gorduras.

Azeite © PIXABAY

Nozes. Ricos em gordura monoinsaturada, os frutos secos, especialmente as nozes, são conhecidos por ajudarem a reduzir os níveis altos de colesterol. Comer 67 gramas de nozes todos os dias reduz o total de colesterol no sangue em 5,1%, sendo que o LDL pode baixar em até 7,4%.

Nozes © PIXBAY

Berinjela. Um estudo recente realizado com animais comprovou que beber água de berinjela ajuda a reduzir os níveis de colesterol em 4 a 7%.

Berinjela ©

Notícias ao Minuto

Recomendado pelo Google: