header top bar

section content

VÍDEO: No Sertão, artistas e setores culturais da região de Cajazeiras discutem aplicação da Lei Paulo Gustavo

O decreto de regulamentação da lei saiu no dia 11 de maio e vai repassar R$ 3,8 bilhões para estados e municípios de todo Brasil

Por Priscila Tavares

25/05/2023 às 18h32

A cidade de Cajazeiras sediou o seminário ”Sertão Lei Paulo Gustavo”, promovido pela Amora Produções e o Núcleo de Artes Curicaca com o produtor cultural Júnior Terra e o gestor cultural Buda Lira, com o apoio da Fundação Espaço Cultural (Funesc) e Secretarias de Cultura de Cajazeiras e da Paraíba.

O evento reuniu artistas e gestores da região para discutirem a aplicação da lei que terá 3,8 bilhões investidos na cultura brasileira. Todos os estados e municípios do país receberão recursos do maior investimento cultural da história do Brasil.

O decreto de regulamentação da lei saiu no dia 11 de maio e as movimentações já estão acontecendo por todo país. O seminário aconteceu no Teatro Íracles Pires e os participantes analisaram e discutiram os pontos fundamentais da Lei.

Em entrevista ao Diário do Sertão, Buda Lira destacou a importância dessa movimentação nos municípios.

“Foi uma oportunidade que surgiu num diálogo com a Curicaca, na Amora Produções e a Curicaca que é uma organização liderada por Júnior Terra, para a gente dar esse ponta pé inicial. O decreto de regulamentação da Lei Paulo Gustavo foi assinado no dia 11 de maio e a gente achou por bem buscar reunir gestores dos municípios vizinhos, os realizadores, os artistas, os técnicos para buscar entender quais os pontos fundamentais da lei e com um objetivo único, fazer com que os recursos cheguem ao maior número de pessoas”, disse o ator.

Buda Lira, ator e gestor cultural (Foto: TVDS)

A maior parte dos recursos da Lei Paulo Gustavo é direcionada para o audiovisual e o gestor destaca a importância da aplicação na formação dos artistas locais.

“Ao falar da Lei Paulo Gustavo, que tem a maior parte dos recursos para o audiovisual, ai eu falo para os municípios da região, falo aqui para Cajazeiras, os municípios próximos, pensem sobre isso, vejam as oportunidades que está tendo para um projeto de formação. Muitas vezes eu não tenho um diretor de cinema na cidade fazendo um curta, mas a prefeitura junto com a sociedade civil, os setores artísticos culturais pensar num projeto de formação de média ou curta duração, porque isso que vai plantar a semente”, enfatizou Buda.

O Secretário de Cultura de Cajazeiras, Ubiratan Di Assis, pontuou a eficácia do Seminário para o levantamento de questões relacionadas a aplicação da lei na cidade de Cajazeiras.

“Um encontro muito Produtivo, um encontro que foi levantado uma série de questões da nossa cultura local, a nossa ansiedade, os anseios nossos, pontuar onde era mais preciso a aplicação dessa lei. Lembrando que a Lei Paulo Gustavo tem o foco no audiovisual. No país vão ser investidos 3,8 bilhões nos quais 2,8 bilhões no audiovisual e restante para os demais segmentos de artes”, falou.

O secretário informou que para o município de Cajazeiras serão R$ 559.699,52 e convidou todos que fazem parte da cultura do município para discutir a elaboração do edital, a comissão de avaliação dos projetos e a aplicação da lei.

Seminário Sertão lei Paulo Gustavo (Foto: Divulgação)

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: