header top bar

section content

VÍDEO: ACAL lança primeira revista literária com fotografias e textos de acadêmicos e colaboradores

Organizada pelo seu Conselho Editorial, a Revista da ACAL teve parte financiada pela Lei Emergencial Aldir Blanc, através de Edital lançado pela Secretaria Municipal de Cultura

Por José Dias Neto

05/03/2021 às 19h54

Revista literária, com um total de 288 páginas, contendo discursos, artigos, poemas, contos e crônicas de acadêmicos e de colaboradores da ACAL. (Foto: José Dias Neto)

A Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal) lança o primeiro número da sua revista literária, com um total de 288 páginas, contendo discursos, artigos, poemas, contos e crônicas de acadêmicos e de colaboradores, além de um vasto material iconográfico, como fotos e documentos.

“A Revista foi programada para sair no mês de maio de 2020 nos festejos do primeiro aniversário da Acal, mas a pandemia da Covid-19 provocou mudanças no cronograma”, esclareceu o presidente Francisco Sales Cartaxo Rolim, que chama também a atenção para o forte conteúdo histórico da Revista, presente em discursos e artigos.

VEJA MAIS:

VÍDEO: Academia Cajazeirense de Artes e Letras celebra 100 anos do seu patrono, Hildebrando de Assis

Para ele, “a diversidade de temas, de gêneros literários, de formas poéticas, fica evidenciada nos discursos, ensaios, crônicas, contos, poesias, resenhas e críticas de livros, incluindo pertinentes registros e análises históricas. A linguagem dos textos vai de singelas crônicas à escrita de formato acadêmico, o que indica a pluralidade presente na própria instituição responsável por esta Revista”.

“Da leitura dos textos, verifica-se uma multiplicidade de visões, não apenas de autores que integram o quadro da Acal, mas também dos colaboradores, intelectuais da Universidade e de fora dela, cujas contribuições alargam o caráter eclético de nossa Academia”, continuou o presidente.

ASSISTA O LANÇAMENTO VIRTUAL DA REVISTA EM UM BATE PAPO ENTRE LINALDO GUEDES E FRASSALES CARTAXO

Organizada pelo seu Conselho Editorial, a Revista da ACAL teve parte financiada pela Lei Emergencial Aldir Blanc, através de Edital lançado pela Secretaria Municipal de Cultura, tendo sido editada e publicada pela Arribaçã Editora, sediada em Cajazeiras, e impressa por uma gráfica local.

“Isto não é obra do acaso. É fruto de determinação da diretoria da ACAL, com o objetivo de atrair a atenção para um núcleo novo de atividades no sertão. Núcleo que deriva, em boa medida, da presença de dezenas de cursos superiores em pleno funcionamento na região do Alto Piranhas”, finalizou.

O Sistema Diário de Comunicação foi presenteado com um exemplar da revista que é uma marca indelével na história de Cajazeiras.

ACAL

Academia Cajazeirense de Artes e Letras (ACAL) foi criada e instalada em maio de 2019 e tem 40 Patronos e Patronesses.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: