header top bar

section content

Câmara Municipal de Sousa comemora Dia Nacional dos Povos Ciganos com Festival de Cultura

Festival de Cultura de Sousa realiza apresentações culturais com homenagens aos ciganos

Por Diário do Sertão com Assessoria

24/05/2019 às 16h23 • atualizado em 24/05/2019 às 16h25

Festival de Cultura de Sousa

A Câmara Municipal de Sousa, presta justa homenagem aos Ciganos, no dia de hoje, 24 de Maio, quando é comemorado o Dia Nacional dos Povos Ciganos. É lá, naquele Município, onde se encontra a maior comunidade cigana do Brasil, com vários ranchos instalados.

Autoridades e também, Mariah Marques, Gerente de Arte e Cultura da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba, representando o Governo, prestaram suas homenagens, e destacaram a importância desses povos na região.

Como forma de reconhecimento, o Governo do Estado e a Prefeitura de Sousa, através das Secretarias de Cultura e Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, e a Fundação Municipal de Cultura, realizam neste sábado o Festival de Cultura Cigana, na Praça da Matriz, a partir das 17 horas.

A programação apresenta, além da abertura com a presença de autoridades e artistas, música, dança, artesanato, tarô, comidas e gastronomia típica, leitura de mãos e muita diversão. Vale conferir.

De acordo com o Secretário de Estado da Cultura da Paraíba, Damião Ramos Cavalcanti, a cultura cigana possui sua importância e é muito rica pois possui origens em diversas culturas, a exemplo das etnias africanas e indígenas. “É uma definição da identidade da cultura brasileira”, disse.

Segundo a Gerente de Arte e Cultura Popular da SECULT PB, Mariah Marques, a ignorância gera medo e preconceito nas pessoas e o objetivo do festival é acabar com esse preconceito. “Se você tem preconceito com os ciganos, venha participar do festival de cultura de Sousa em homenagem aos ciganos”, enfatizou.

Já a Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Gilbrta Soares, afirmou que esse festival é muito importante para divulgar a cultura cigana e é uma forma de enfrentar os preconceitos que esse povo ainda enfrenta muito hoje em dia. “Entramos em acordo com os ciganos para a realização desse importante evento a fim de divulgar a sua dança, cultura, enfim, as suas diversas expressões culturais, de forma que a população possa entender essa cultura e passar a respeitá-la cada vez mais”, finalizou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: