header top bar

section content

Ex-miss descobre câncer raro e agressivo na unha e médicos culpam técnica de manicure

Melanoma que atingiu Karolina Jasko é o mesmo que vitimou o cantor Bob Marley

Por Revista Monet

04/05/2019 às 06h46

A ex-Miss Illinois Karolina Jasko, de 21 anos, descobriu que tinha melanoma de unha depois que seu dedo inchou devido a uma infecção. Após consultas e exames médicos, a modelo acabou sendo informada de que o que pensava ser apenas um hematoma em seu dedo era, na verdade, um raro e agressivo câncer de pele que se desenvolveu muito provavelmente por conta de uma técnica de manicure.

Tudo começou com uma linha preta fina no polegar durante uma visita ao salão de beleza em 2016, mas ela não foi a um médico até que o polegar inchou e ficou vermelho após uma infecção não relacionada vários dias depois. O médico de Karolina realizou uma biópsia, que confirmou que ela tinha melanoma de unha, um dos mais raros subtipos de câncer de pele. O cantor Bob Marley foi vítima desse mesmo mal.

Médicos relatam que o número de casos semelhantes de câncer de pele estão crescendo, e culparam a popularidade de uma técnica de manicure com gel que requer a fixação das unhas com luz ultravioleta, algo extremamente prejudicial caso exista grande exposição a essa radiação. O serviço é amplamente utilizado por celebridades como as Kardashians.

A Miss Illinois 2018 revelou que era uma devota do procedimento estético que até então achava inofensivo, e que admitiu o uso da técnica – que aplica unhas de gel artificial e acrílico fixadas com luz UV – até duas vezes por mês durante vários anos.

Karolina revelou que a infecção – que até hoje não sabe a causa – salvou sua vida, pois a fez ir a um médico. “Se eu tivesse esperado mais e não aparecesse, poderia ser possível que o melanoma se espalhasse”, afirmou a modelo. Os médicos advertiram Karolina que eles poderiam ter que amputar todo o seu polegar, mas conseguiram salvar o dedo. No entanto, removeram a unha e o leito ungueal (tecido abaixo da unha) inteiro e fizeram enxerto de pele de sua virilha para cobrir a área.

O câncer nas extremidades – chamado de melanoma lentiginoso de acral – é mais agressivo que outros melanomas e foi o que causou a morte da lenda do reggae bob Marley em 1981, depois que ele descobriu uma mancha escura sob sua unha.

Fonte: Revista Monet - https://revistamonet.globo.com/Celebridades/noticia/2019/05/ex-miss-descobre-cancer-raro-e-agressivo-na-unha-e-medicos-culpam-tecnica-de-manicure.html

Recomendado pelo Google: