header top bar

section content

Cientistas da Itália descobriram que a Vitamina D pode ajudar a reduzir os riscos do novo coronavírus

Pacientes hospitalizados por Covid-19 foram observados e apresentaram falta de vitamina D, principalmente, os idosos

Por José Dias Neto

29/03/2020 às 18h19 • atualizado em 29/03/2020 às 19h37

Após estudos, cientista observaram que pacientes com Covid-19 necessitam da vitamina D

Cientistas da Universidade de Turim, na Itália realizaram um estudo e descobriram que a vitamina D pode ser uma forte aliada no combate ao novo coronavírus.

De acordo com o estudo, a vitamina não é uma cura, mas sim uma ferramenta capaz de reduzir os fatores de risco da doença.

Pacientes hospitalizados por Covid-19 foram observados e apresentaram falta de vitamina D, principalmente, os idosos.

“A compensação por essa ampla deficiência de vitamina pode ser alcançada principalmente expondo-a à luz do sol, tanto quanto for possível, mesmo que seja em varandas e terraços, comendo alimentos ricos em vitamina D e, sob supervisão médica, tomando medicamentos específicos “, disseram os pesquisadores ao jornal italiano La Repubblica.

No documento, os autores sugerem aos médicos que, junto as medidas gerais de prevenção, “garantam níveis adequados de vitamina D na população, mas sobretudo naqueles já infectados, em seus familiares, nos profissionais de saúde, em idosos frágeis, em pessoas em residências assistenciais, de quarentena e em todos aqueles que, por várias razões, não se expõem adequadamente à luz do sol”.

VEJA MAIS: 

VÍDEO: Bolsonaro ignora recomendações do Ministério da Saúde e passeia pelo comércio de Brasília

VÍDEO: Ministério da Saúde atualiza dados e confirma 3.904 casos e 114 mortes por coronavírus no Brasil

EPICENTRO DA PANDEMIA

A Itália é o segundo país mais impactado pelo coronavírus no mundo, atrás somente dos Estados Unidos, com 92.472 infectados e mais de 10 mil mortos.

VITAMINA D

A vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel essencial para o corpo humano e sua ausência pode proporcionar uma série de complicações. Afinal, ela controla 270 genes, inclusive células do sistema cardiovascular. A principal fonte de produção da vitamina se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese desta substância.

Alguns alimentos, especialmente peixes gordos, são fontes de vitamina D, mas é o sol o responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe. Ela também pode ser produzida em laboratório e ser administrada na forma de suplemento, quando há a deficiência e para a prevenção e tratamento de uma série de doenças.

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: