header top bar

section content

Ex-borracheiro, educador físico defende que crianças a partir de 10 anos pratiquem musculação

A musculação ajuda no aceleramento do metabolismo auxiliando assim a criança não ser obesa e ter uma vida mais saudável.

Por Redação Diário

26/02/2018 às 19h54

Modelo fitness, atleta bodybuilder e personal trainer Raffa Vilela

O modelo fitness, atleta bodybuilder e personal trainer Raffa Vilela começou a praticar a musculação aos 11 anos de idade, época em que ele trabalhava como borracheiro. Hoje formado em Educação Física, ele defende que crianças a partir de 10 anos iniciem os treinos, mas com pequenas cargas.

“As pessoas costumam dizer que não se pode começar um trabalho de atividade física tão cedo e até fui alertado sobre isso na época em que iniciei na academia. Eu tinha 11 anos e já comecei a treinar pesado pois tinha um porte físico que sustentava aquelas cargas.

As pessoas também dizem que a musculação atrapalha o crescimento da criança e eu como educador físico digo que isso é balela. A única questão é que no caso de crianças de 10, 11, 12 e 13 anos é preciso treinar com pequenas cargas e também evitar alguns exercícios de riscos que exigem muito esforço da coluna como agachamento, pullover, entre outros”, explica Raffa Vilela.

“A atividade física, principalmente a musculação, é muito importante tanto para adultos como para crianças e idosos.

A musculação ajuda no aceleramento do metabolismo auxiliando assim a criança não ser obesa e ter uma vida mais saudável. A musculação não somente ajuda os músculos a ficarem mais fortes como também as articulações, tendões e etc. Por isso afirmo que crianças a partir de 10 anos podem sim praticar musculação.

Isso ajuda até mesmo o desenvolvimento humano da criança e o bem estar causado pelos exercícios físicos”, detalha o muso fitness.

“Hoje em dia vemos tantas crianças sofrendo bullying nas escolas e nas ruas por serem gordinhas. Imagina se essas crianças estivessem praticando musculação saudável com a carga que o corpo de cada uma suporta? Assim o Brasil e o mundo não estariam perdendo tantas crianças para o crime porque o bullying faz a criança/adolescente ficar tão para baixo que ela se torna agressiva e acaba fazendo coisas erradas. Até mesmo podendo cometer crimes para autoprovar que não é tudo aquilo de ruim que disseram que é só por ser gordinha”, ressalta Raffa Vilela, hoje com 31 anos, sendo 20 deles dedicado à musculação. “Minha vida sempre foi maravilhosa por ter começado com 11 anos neste esporte lindo e espetacular que é a musculação!”, exalta ele.

Tags:
Recomendado pelo Google: