header top bar

section content

Campus Cajazeiras promove debates e passeio ciclístico pelo dia mundial sem carro

Os ciclistas saíram de Cajazeiras a Cachoeira dos Índios, seguiram para Bom Jesus, passando por Pilões e Serragem e chegaram a Cajazeiras.

Por

22/09/2014 às 14h00

IFPB realiza evento em Cajazeiras. Veja!

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Cajazeiras em parceria com as equipes de Ciclismo Cajabike e Vida Ativa, a Faculdade Santa Maria (FSM) e a Prefeitura Municipal está realizando uma série de ações vinculadas ao projeto de extensão: D’Bike Ciclo mobilidade, que tem o objetivo de desenvolver um estudo de mobilidade urbana visando à implantação de ciclovias na cidade de Cajazeiras. 

No final de semana um evento já movimentou os ciclistas da região. O “Pedal da meia noite” percorreu cerca de 100 Km por diversas cidades do sertão entre a meia noite do sábado (20) e às 6h do domingo (21). Os ciclistas saíram de Cajazeiras a Cachoeira dos Índios, seguiram para Bom Jesus, passando por Pilões e Serragem e chegaram a Cajazeiras na manhã do Domingo, onde foi realizado um café da manhã no IFPB.

Nesta segunda (22 de setembro), data em que é comemorado o Dia Mundial sem Carro, está ocorrendo no horário da manhã uma palestra da pesquisadora Aída Pontes, arquiteta e doutoranda na área de planejamento urbano. À tarde, a convidada participará de uma mesa redonda sobre a importância do planejamento ciclo viário para a mobilidade urbana. Mas antes disso, às 16h acontecerá uma sessão itinerante da Câmara Municipal de Cajazeiras a respeito do mesmo tema. 

Dando continuidade à programação, às 19h será realizado um passeio ciclístico pelas principais ruas de Cajazeiras. A concentração é no IFPB e o ponto final é a Praça da Catedral. Na oportunidade, serão sorteados vários brindes, entre eles três bicicletas. 

As inscrições para o passeio ainda estão abertas e para se inscrever basta se dirigir ao Campus do IFPB, à Faculdade Santa Maria, ou às lojas Casa do Pedal e Motociclo. Vale lembrar que a inscrição é gratuita, mas o participante deve levar um quilo de alimento não perecível que será doado a instituições de caridade.

“É importante ampliar esse diálogo com a sociedade. A questão da mobilidade não se refere só à circulação dos carros, mas a alternativas que possibilitem o trânsito através de outros meios, como é o caso da bicicleta, um veículo limpo e saudável”, contou o professor do IFPB George da Cruz Silva, que é arquiteto, coordenador do curso de Edificações, ciclista e um dos idealizadores dessas ações.

Da Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: