header top bar

section content

Você sabia que a música mais tocada no Brasil, “Parabéns a Você” é cantada errado?

"Minha avó ficava brava quando cantavam a música errado. É 'parabéns a você' e não 'pra você' e 'muita felicidade' e não 'muitas felicidades''.

Por

27/01/2015 às 12h32

No barzinho, o cantor interrompe o show para puxar um animado "Parabéns a Você", a pedido do grupo de fregueses que foi beber cerveja para celebrar o aniversário de um amigo. Cada vez que isso é registrado pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), a herdeira de Bertha Celeste Homem de Mello, morta em 1999, aos 97 anos, recebe os direitos autorais. Em 2014, não foi diferente. A tradicional canção foi a obra mais executada em estabelecimentos com música ao vivo, de acordo com dados do órgão. 

No entanto, Bertha nunca ficou feliz com a forma que os brasileiros cantam os versos da música. "Minha avó ficava brava quando cantavam a música errado. É 'parabéns a você' e não 'pra você' e 'muita felicidade' e não 'muitas felicidades'", explica Eliana. "Minha avó dizia que a felicidade é uma só. Não há plural. Mas a música ganhou vida própria", diz a neta da autora, Eliana Homem de Mello Prado, 54.

O valor arrecadado com a música de aniversário, no entanto, não é alto. Embora não revele quanto ganha, Eliana diz que o dinheiro é todo usado para custear o tratamento de saúde de sua mãe, Lorice, 84 anos, filha de Bertha. Eliana é dona de uma loja de perfumaria e cosméticos em Jacareí, no Vale do Paraíba (SP). "É impossível ir a qualquer aniversário e não me lembrar da minha avó. É sempre emocionante".
Como a canção "Parabéns a Você" tem autoria registrada, cada vez que ela é executada publicamente, os direitos autorais têm de ser pagos ao Ecad, que repassa parte do valor ao compositor. Dentro de casa, em uma festa particular, a quantia não precisa ser recolhida. Mas é muito comum a música ser tocada em barzinhos, desbancando clássicos da voz e violão como "Se", de Djavan (9º lugar) e "Garota de Ipanema", de Tom Jobim e Vinícius de Moraes (12º lugar). 

A versão original da música, "Happy Birthday to You", foi composta em 1875 nos Estados Unidos pelas irmãs Mildred e Patrícia Hill, de Louisville, no Estado do Kentucky. Em 1942, um apresentador da Rádio Tupi, do Rio de Janeiro, promoveu um concurso para escolher a melhor letra em português para a canção. Bertha, que morava em Pindamonhangaba (a 145 km da capital paulista) e usou o pseudônimo Léa Magalhães, ganhou entre 5 mil inscritos. Lorice recebe 16,66% de tudo que é arrecadado. O restante é dividido entre a editora da música, Warner Chappel, e as herdeiras das autoras americanas.

Cantar o "Parabéns a Você" na televisão não é um bom negócio para artistas, apresentadores ou executivos das emissoras, já que o valor a ser pago ao Ecad depende do tamanho da audiência. Portanto, para arrecadar esse valor, é comum entre artistas cantar a sua própria versão da música de aniversário. E são inúmeros os casos. Xuxa ("Parabéns da Xuxa"), Angélica ("Parabéns da Angélica"), Beatles ("Birthday"), Stevie Wonder ("Happy Birthday"), Elvis ("Happy Birthday Song"), Madonna ("B-Day Song"), Katy Perry ("Birthday"), apenas para citar alguns artistas de diversas áreas e estilos diferentes.

É claro que, para Eliana, a versão favorita é a composta por sua avó. Fora essa, a outra versão de que mais gosta é uma católica, entoada todo domingo na missa das crianças na paróquia de Jacareí. "Parabéns a você, é a minha alma que diz. Deus te ampare e proteja e te faça feliz. Que Jesus lá do céu não esqueça de ti. E que no próximo ano estejamos aqui", dizem os versos, que, segundo a neta da compositora, foram criados por um padre da cidade há muitos anos.

"Minha avó sempre se emocionava quando ouvia 'Parabéns a Você'. Ela ficou especialmente sentida quando ouviu a versão dela sendo cantada para o papa João Paulo 2º", lembra. 

UOL

Tags:
Recomendado pelo Google: