header top bar

section content

Após retirada da mama, Angelina Jolie retira ovários após serem detectados sinais de câncer

A atriz revela que o procedimento havia sido planejado previamente

Por

24/03/2015 às 08h10

Angelina Jolie retira ovários após serem detectados sinais de câncer

Angelina Jolie fez uma cirurgia na semana passada para retirar seus ovários e trompas de falópio depois que os médicos detectaram sinais precoces de câncer. A atriz americana, que já sabia que tinha um alto risco de ter a doença, compartilhou a decisão em um artigo para o jornal "The New York Times" desta terça-feira (24), intitulado "Angelina Jolie Pitt: Diário de uma Cirurgia".

"Dois anos atrás eu escrevi sobre a minha escolha de fazer uma dupla mastectomia preventiva. Um simples exame de sangue revelou que eu carregava uma mutação no gene BRCA1. Ele me deu uma estimativa de risco de 87% do câncer de mama e um risco de 50% de câncer de ovário. Perdi minha mãe, avó e tia para o câncer", escreveu a atriz. Sua mãe, Marcheline Bertrand morreu em 2007, aos 56 anos, em virtude de um câncer no ovário.

No artigo, a atriz revela que o procedimento havia sido planejado previamente e, embora seja menos complexa do que a sua mastectomia, os "efeitos são mais graves", porque "põe a mulher em menopausa forçada".

Ao descobrir que havia possibilidade de ter um câncer, Jolie ligou para o marido, o ator Brad Pitt, que lhe garantiu apoio para fazer a cirurgia. Ela narrou que tomou a decisão por já ter tido casos de morte por câncer na família.

"Eu passei [pela cirurgia] por que eu imagino como milhares de outras mulheres se sentiram. Eu disse a mim mesmo para ficar calma, ser forte, e que eu não tinha nenhuma razão para pensar que eu não viveria para ver meus filhos crescerem e para ter os meus netos ", disse ela.

"Não é possível remover todos os riscos e o fato é que eu permanecerei propensa ao câncer. Vou procurar maneiras naturais para fortalecer o meu sistema imunológico. Eu me sinto feminina, e alicerçada nas escolhas que eu estou fazendo para mim e para minha família. Sei que meus filhos nunca vão dizer: 'Mamãe morreu de câncer de ovário'", escreveu a atriz que é mãe de seis filhos com Pitt: Maddox, Zahara, Pax, Shiloh, Knox e Vivienne.

Jolie conclui: "Não é fácil tomar estas decisões. Mas é possível assumir o controle e enfrentar de frente qualquer problema de saúde. Você pode buscar aconselhamento, estudar as opções e tomar as decisões que são apropriadas para você. Conhecimento é poder".

Mastectomia preventiva

Angelina Jolie revelou em 2013 que fez a dupla mastectomia para reduzir os riscos de sofrer câncer de mama. Em um artigo para o jornal "The New York Times", intitulado "Minha Escolha Médica", a atriz disse que carrega o gene BRCA1, que fazia com que ela tivesse 87% de chances de desenvolver câncer de mama. "Decidi ser proativa e reduzir o risco o máximo que eu podia", escreveu ela na ocasião.

UOL

Tags:
Recomendado pelo Google: