header top bar

section content

VÍDEO: Além das antenas, Matagal esconde caverna histórica “Furna da Onça” no Cristo Rei em Cajazeiras

A Furna da onça é um lugar de paisagem monumental, mas de acesso dificultoso e pouca divulgação, com potencial para tornar-se importante ponto turístico

Por

20/04/2015 às 17h53 • atualizado em 28/11/2021 às 21h52

A Reportagem do Programa Café Conectado (ao vivo nas Terças às 9:00 horas) da TV Diário do Sertão visitou a Furna da Onça em Cajazeiras.

Furna da onça é uma caverna, caracterizada por três pedras escoradas e está localizada no morro do Cristo Rei, antigamente chamado de serrote do Jatobá.

Contam os habitantes daquela localidade que no passado vivia no local uma onça feroz do serrado que atacava as pessoas que passava nas proximidades, até que certo dia a capturaram e a mataram. Não há comprovação oficial dessa história ou se a onça existiu. Porém a lenda permanece viva até os dias hoje.

São mitos que fazem parte do imaginário popular ainda nos dias de hoje. A Furna da onça é uma dessas lendas que marcam o folclore cajazeirense, lugar de paisagem monumental, mas de acesso dificultoso e divulgação modesta; muitos habitantes da cidade relatam já terem ouvido falar, mas não sabem sua exata localização.

Furna da Onça em Cajazeiras

Furna da Onça coberta pelo matagal. Apenas uma pedra pintada pelos habitantes identifica sua localização

Se melhor lembrada pelos setores responsáveis, a Furna da Onça tem potencialidade para tornar-se um dos pontos turísticos mais visitados de Cajazeiras, acrescentando mais opção ao turismo local, em especial às pessoas que sobem o morro do Cristo Rei.

Existem várias “furnas da onça” com histórias parecidas espalhadas pelas regiões brasileiras, onde em tempos atrás vivia uma onça, que usava a caverna como abrigo e esconderijo.

Assista e conheça a Furna da Onça no Cristo Rei em Cajazeiras:

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: